A consagração a Maria e os frutos de humildade e caridade

A consagração a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria e os frutos de caridade e humildade.

A consagração a Maria tem alguns de seus frutos a humildade e a caridadeSão Luís Maria Grignion de Montfort diz, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, que se formos fiéis às práticas interiores e exteriores da consagração, participaremos dos frutos maravilhosos que ela produz na alma do fiel, da humildade, da caridade, da fé, da confiança em Deus e em Maria. Neste artigo, falaremos da humildade e da caridade, frutos da consagração, que a Virgem Maria dá aos seus fiéis escravos e servos.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Dentre os frutos da consagração, está o conhecimento e desprezo de nós mesmos. Por este, conheceremos, pela luz que o Espírito Santo nos dará por meio de Maria, sua querida esposa, o nosso fundo mau, a nossa corrupção e incapacidade para fazer o bem. Em consequência desse autoconhecimento, desprezaremos a nós mesmos e sentiremos horror simplesmente ao pensar em nós.

São Luís expressa esse conhecimento de nós mesmos com palavras fortes, que podem até nos chocar: “Considerar-te-ás como um caracol, que tudo estraga com a sua baba, ou como um sapo, que tudo envenena com a sua peçonha, ou como uma serpente maliciosa, que só procura enganar” (TVD 214). Depois de conhecermos a nós mesmos, a Virgem Maria nos comunicará a sua profunda humildade e fará com que desprezemos a nós mesmos, mas não aos outros, e gostemos de ser desprezados.

A Virgem Maria tira do coração do seu consagrado todo escrúpulo, todo medo de desagradar a Deus. Tira também todo temor servil, todo medo de que o Senhor nos escravize. Dessa forma, Nossa Senhora abre e dilata o nosso coração para que corramos pelo “caminho dos mandamentos de seu Filho Jesus Cristo com a santa liberdade dos filhos de Deus” (TVD 215). Maria também abre e dilata o nosso coração para colocar nele o puro amor, do qual ela é a tesoureira (cf. TVD 169).

Com essas mudanças no coração, em nosso comportamento para com Deus, que é caridade, já não procederemos com receio e temor, como temos feito até agora, mas sim por puro amor. Olharemos para Deus como nosso Pai bondoso, a quem procuraremos agradar sempre, a quem falaremos com confiança, como um filho fala a seu bom pai. Se, por infelicidade, ofendermos Deus com nossos pecados, atos ou omissões, nos humilharemos imediatamente na Sua presença, pediremos humildemente perdão, estenderemos a mão a Ele com toda a simplicidade, levantaremos amorosamente de nossa queda, sem perturbação nem inquietação, e continuaremos a caminhar para Ele sem desânimo.

Assim, a consagração a Jesus pelas mãos de Maria nos dá o conhecimento de nós mesmos, das nossas fraquezas, da nossa incapacidade de ir a Deus sozinhos. Pela consagração, a Virgem Maria comunica aos seus fiéis devotos a sua humildade e o seu amor puro. Revestidos desses frutos da consagração, nos fazemos pequenos diante de Deus e caminhamos com confiança para Jesus Cristo, para os Reino dos Céus.

Comments

comments