Armada Branca de Nossa Senhora

A Armada Branca de Nossa Senhora e a consagração das crianças a Deus Pai em Maria.

João Paulo II e a Armada Branca de Nossa SenhoraA Armada Branca é um movimento eclesial, que tem como objetivo principal a assistência espiritual das crianças com a Consagração ao Pai em Maria. Os objetivos principais da Armada são: a formação dos “Ninhos de Oração”; a preparação das crianças para a Comunhão logo que atingem o uso da razão. A Armada Branca é uma Associação Eclesial, de acordo com o cânon 215 do Código de Direito Canônico e da Nota Pastoral da Comissão Episcopal do Apostolado dos Leigos CEI n. 5 (ver Enchiridion CEI EDB Vol. III n. 591). A Armada foi fundada em 1973 pelo Padre Andrea D’Ascanio, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, segundo a vontade de São Pio de Pietrelcina (Padre Pio), também da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, e do Servo de Deus, Padre Pio Dellepiane, dos Frades Mínimos de São Francisco de Paula, seus pais espirituais.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

O nome “Armada Branca” foi inspirado em Padre Pio, que chamava o “Terço” de arma. Depois de alguns anos de fundação, a Armada Branca teve como grande incentivador o Papa João Paulo II. Nas linhas eclesiais de João Paulo II, a Armada desenvolveu-se: na luta pela defesa da Vida, que começou em L’Aquila e depois no restante do mundo, com o enterro das crianças vítimas de aborto; “no aprofundamento da Dives in Misericórdia para dar a conhecer a ternura de Deus Pai, na evangelização missionária segundo o espírito de Montfort, especialmente na Europa Oriental e nas Américas, na valorização do sofrimento (‘Ajuda à humanidade que sofre’); na ajuda aos pequenos mais abandonados; na construção e restauração de igrejas e de outras iniciativas apostólicas”.

Os “Ninhos de Oração” são grupos de crianças que se reúnem para rezar, especialmente o Santo Terço ou Rosário de Nossa Senhora. Estes grupos juntos formam a Armada Branca, o exército das crianças liderado pela Virgem Maria, a Rainha do Céu, para conquistar o mundo inteiro para seu Filho Jesus Cristo. “O primeiro ninho de oração é por sua natureza a família onde o pai e a mãe devem alimentar os filhos não apenas com o alimento material, mas também com o espiritual, transmitindo-lhes a fé, especialmente com o exemplo”.

Na Armada Branca, as crianças se consagram a Deus Pai em Maria. “A consagração é a disposição que as crianças – em idade e em espírito – fazem de si próprias a Deus Pai em Maria”. Em resposta a esta consagração, Nossa Senhora se oferece inteiramente a eles, sem reservas (cf. TVD 181), comunicando-lhes todo o seu poder e graça, tornando-os “apóstolos dos últimos tempos” (TVD 58), “’ministros do Senhor’ (Hb 1, 7; Sl 103, 4) que, qual fogo crepitante, levarão a toda parte as chamas do Amor Divino” TVD 56).

Assim, a Armada Branca é este exército da Santíssima Virgem Maria, que com suas orações, sacrifícios e boas obras oferecem suas vidas pela salvação. Nos tempos difíceis em que vivemos, a vida consagrada e a oração das crianças tem grande valor diante de Deus. Por isso, ensinemos o quanto antes as nossas crianças a rezar e a confiar-se ao Pai em Maria. Além disso, podemos conhecer melhor a Armada Branca e o seu apostolado. Padre Pio Dellepiane, um dos inspiradores da Armada Branca, abençoa as crianças que se reúnem para rezar: “A minha bênção a todas as crianças do mundo para que, reunidas nos ninhos de oração, constituem a Armada Branca de Nossa Senhora”.

Comments

comments