Participe da 7ª Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria!

Neste ano de 2016, realiza-se 7ª Campanha Nacional de Consagrações a Santíssima Virgem Maria. Em 2010, o site Consagra-te começou uma série de campanhas nacionais de consagrações a Santíssima Virgem, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort. Sua doutrina nos foi transmitida no seu clássico livro de espiritualidade mariana intitulado “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”. Os frutos dessas campanhas foram a grande popularização do “Tratado” entre os católicos do Brasil, bem como entre os brasileiros residentes no exterior, e dezenas de milhares de pessoas que se consagraram a Nossa Senhora.

Participe da 7ª Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria!

Bispos no monumento com a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, presenteada ao Santuário de Aparecida por Dom Antônio Marto, Bispo de Leiria – Fátima.

O Papa São João Paulo II é o grande intercessor e baluarte destas campanhas de consagrações a Virgem Maria. Pois, o “Tratado” foi seu livro de cabeceira desde o seu tempo de seminário. O Santo Padre viveu e testemunhou de maneira exemplar a consagração. Inspirado nesse pequeno, sob o lema em latim “totus tuus”, que significa “todo teu” ou “todo de Maria”, João Paulo II confiou a Nossa Senhora todo o seu pontificado. A exemplo deste grande Santo, somos chamados a consagrar a Santíssima Virgem toda a nossa vida, tudo o que temos e somos.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Rumo aos 100 anos de Fátima e aos 300 anos de Aparecida

Estamos vivendo o ano jubilar de preparação para o centenário das aparições da Santíssima Virgem em Fátima, Portugal, e para o tricentenário do encontro da imagem milagrosa de Nossa Senhora da Conceição, em Aparecida, no Brasil, ambos a serem celebrados em 2017.

Em 13 de Maio de 1917, Nossa Senhora apareceu pela primeira vez aos três pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. Ela apareceu ainda outras cinco vezes. Na última delas, em 13 de Outubro, aconteceu o grande milagre do Sol, diante de uma multidão de mais de 70 mil pessoas. Houve mudanças de cor da atmosfera e o sol, girando loucamente, parecia de repente soltar-se do firmamento e, vermelho como sangue, avançar assustadoramente sobre a terra, como se fosse cair sobre a multidão, com o seu peso enorme e com seu fogo abrasador.

Acreditamos que existe uma ligação mariana entre Brasil e Portugal. Esta ligação espiritual se torna patente por uma “coincidência” histórica. Exatamente 200 anos antes da última aparição de Nossa Senhora em Fátima, no dia 13 de Outubro de 1717, a Virgem Maria manifestou-se no Brasil, através da singela imagem de Nossa Senhora da Conceição. Em Fátima, Nossa Senhora do Rosário falou a todo o mundo, especialmente aos países de língua portuguesa, inclusive ao Brasil, a Terra de Santa Cruz. Sendo assim, a mensagem que a Virgem Santíssima transmitiu aos Pastorinhos diz respeito de modo muito particular a todos nós:

Vistes o inferno, para onde vão as almas dos pobres pecadores. Para as salvar, Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Imaculado Coração. Se fizerem o que Eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão paz. […] Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará[1].

Como Igreja, somos convidados responder com filial devoção à vontade de Deus. O Papa João Paulo II, no Grande Jubileu do Ano 2000, consagrou o 3º milênio a Nossa Senhora. No dia 13 de Outubro de 2013, a exemplo de outros Pontífices, o Papa Francisco consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria. E, neste ano jubilar, somos chamados a tomar posse dessas consagrações, consagrando-nos pessoalmente a Nossa Senhora.

A 7ª Campanha Nacional de Consagrações a Maria

Todos nós, católicos, somos convidados a participar desta Campanha, fazendo a nossa consagração total a Virgem Maria pelo método de São Luís de Montfort, ou renovando a nossa consagração, no dia 8 de Dezembro de 2016, na solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria. As pessoas que não puderem fazer ou renovar sua consagração nesta data podem fazer em uma data próxima e são igualmente chamadas a participar desta Campanha.

A preparação e a consagração não necessariamente precisam ser feitas em uma capela ou igreja, mas podem ser feitas em nossa casa ou outro local digno, já que é um ato interior e espiritual. Entretanto, São Luís Maria recomenda que a consagração seja feita durante a Santa Missa. Ademais, a consagração feita pública e comunitariamente é um ato bastante significativo, por isso é muito recomendável que seja feita assim.

São Luís de Montfort recomenda que façamos pelos menos 30 dias de preparação, com algumas orações simples, que podemos fazer individualmente ou em grupo. Esta preparação deve começar ao menos 30 dias antes da data da Consagração.

É recomendável que não nos consagremos, nem mesmo comecemos os 30 dias de preparação, antes da leitura completa do “Tratado”. Pois, como poderemos nos preparar bem para nos consagrar se não conhecemos bem o que é a consagração?

Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo com o tema “Maria e a nossa vida de oração”:

Como organizar os grupos de preparação?

As pessoas que puderem, fazem muito bem em participar de um grupo de preparação para a consagração. Neste grupo, estudaremos o “Tratado” e rezaremos juntos.

O grupo poderá ser formado espontaneamente, por iniciativa de pessoas que desejam se consagrar ou de pessoas que já se consagraram e querem ajudar a preparar outras para a consagração. A participação das pessoas que já se consagraram no grupo é muito importante. Pois, essas pessoas podem testemunhar a respeito da sua experiência pessoal com a consagração e também ajudar a tirar as dúvidas que surgirem.

Os representantes do Consagra-te, que estão à frente da Campanha em várias cidades do Brasil e em algumas no exterior, poderão formar grupos de preparação na medida em que forem procurados para isso. Em relação à formação desses grupos, segue algumas sugestões:

É importante que participem deste grupo somente pessoas que já tenham uma fé católica e uma busca de vivência cristã, caso contrário, o grupo poderá se tornar um local de debate e se afastar do seu objetivo, atrapalhando as pessoas que querem se Consagrar (é claro que este diálogo é importante, mas há outros locais para isso).

Aqui não importa o número e sim aqueles que a Virgem enviar. Três pessoas já é um grupo!

A frequência dos encontros do grupo poderá ser feita conforme a disponibilidade: semanal ou quinzenal. Como o nosso tempo é relativamente curto, sugerimos que durante o mês de Setembro, organizem-se os grupos. Para que na primeira semana de Outubro iniciem-se encontros semanais.

O local da reunião poderá ser em residências ou, na medida do possível, em paróquias, comunidades, etc.

O encontro poderá iniciar com a Oração do Santo Terço, seguida de um estudo de um ou mais capítulos do Tratado.

Conforme o tempo disponível e o número de encontros, pode-se dividir para que em cada encontro se estude um ou mais capítulos do Tratado (o livro tem 8 capítulos, mais a Introdução).

Há várias opções para a organização dos encontros:

a. Em forma de palestras, com pessoas preparadas para isso (principalmente nos grupos maiores).

b. Em forma de partilhas (principalmente nos grupos menores), onde todos possam ler antes do encontro o(s) capítulo(s) estudado(s), e em cada encontro algumas pessoas do grupo fiquem responsáveis em conduzir um momento partilha, comentando sobre os pontos que mais lhe chamaram atenção, e oportunizando que todos do grupo comentem também. O fato de pessoas diferentes ficarem responsáveis pela condução propicia mais a participação e envolvimento de todos, e incentiva a própria leitura do Tratado.

c. Em forma da apresentação de vídeos, com as 4 aulas do Pe. Paulo Ricardo, explicando o Tratado parte por parte, que podem ser assistidas via internet (ver abaixo, em nosso material de apoio).

No dia 08 de Dezembro de 2016 ou data próxima, a Consagração poderá ser feita em grupo (com ou sem Santa Missa) [2].

Participe da 7ª Campanha Nacional de Consagrações a Virgem Maria!

Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Foto de Thiago Leon).

Material de Apoio para a preparação para consagração ou renovação

– “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem” – Versão em PDF;

– “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem” – Versão impressa ou em áudio;

– “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem” – Versão em áudio (esta é Introdução, as demais partes é só ir clicando a partir dela);

Orações para os 30 dias de preparação;

– Aulas do Pe. Paulo Ricardo explicando parte por parte o “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem” (aulas preparatórias para a Campanha de 2011) – Versão on-line;

– As dúvidas mais comuns estão respondidas em: 13 perguntas comuns sobre a Consagração Total;

Representantes da Campanha no Brasil e outros países: são as pessoas que estão à frente da Campanha em várias cidades do Brasil e exterior, que poderão orientar, tirar dúvidas, indicar ou formar grupos de preparação;

– Curta e compartilhe a página do Consagra-te no Facebook!

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós!

Links relacionados:

PADRE PAULO RICARDO. Consagra-te! Cuiabá 2012.

TODO DE MARIA. A consagração a Maria e o combate espiritual.

TODO DE MARIA. Começar a preparação para a consagração.

Referências:

4 Comentários

  1. Dorisdai Silva sena Costa

    Irmãos já fazem 03 anos que eu senti desejo de me consagrar. Já li e vi muitos vídeos sobre a consagração e ao iniciar a preparação sou desmotivada ou impedida de algum modo. Comecei a pedir à própria Virgem que me direcionasse. Quero muito mas quero fazê-lo de modo responsável e dedicado. Conto com a ajuda e comunhão de oração para que eu seja fiel a este santo propósito.
    Deus nos abençoe.

    • Natalino Ueda

      Cara Dorisdai,
      Conte com nossas orações para que você consiga fazer sua consagraçãoa a Virgem Maria.
      Que Deus te abençoe e Nossa Senhora seja seu auxílio nesse tempo de preparação.
      Natalino.

  2. Faço as oracoes preparatórias mas acho que me perco nos dias …poderiam me ajudar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com