A crise de fé na Igreja e no mundo

Conheça as profecias de Nossa Senhora do Bom Sucesso a respeito da crise de fé na Igreja e no mundo atuais.

Conheça as profecias de Nossa Senhora do Bom Sucesso a respeito da crise de fé na Igreja e no mundo atual.

Nossa Senhora do Bom Sucesso

No século XVI, em suas aparições em Quito, no Equador, Nossa Senhora do Bom Sucesso profetizou a crise de fé na Igreja e no mundo nos séculos XIX e XX, mas também o aumento da devoção a ela, e prometeu o seu socorro à quem a invocar com confiança. Em 2011, o Papa Bento XVI explica que a crise vivida hoje pela Igreja não está relacionada com problemas nas estruturas, mas “a verdadeira crise da Igreja no mundo ocidental é uma crise de fé”1. Muito antes, em 1985, o então Cardeal Joseph Ratzinger já alertava para esta crise de fé, que fazia-se sentir na Igreja, em várias partes do mundo, inclusive na América Latina2, com a Teologia da Libertação. Segundo Ratzinger, o cristianismo está cercado “por uma névoa de incerteza mais pesada do que em qualquer outro momento da história”3. A humanidade passa por aquilo que na vida espiritual chamamos de noite escura. Esta noite escura da humanidade, marcada por uma profunda crise de fé e de valores, foi profetizada com precisão extraordinária pela Virgem do Bom Sucesso, à religiosa Madre Mariana de Jesus Torres, no século XVI. Suas previsões nos ajudam a compreender estes tempos infelizes que vivemos e o que podemos fazer nesta noite escura da fé.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A crise de fé e os Sacramentos

Entre as profecias de Nossa Senhora, destacamos as que mais dizem respeito ao momento atual da Igreja e do mundo: “Ai dos meninos deste tempo! Dificilmente receberão o sacramento do Batismo, nem o da Confirmação. O sacramento da Confissão, só enquanto permanecerem nas escolas católicas, que o Diabo porá todo empenho em destruir, valendo-se de pessoas autorizadas. O mesmo sucederá com a sagrada Comunhão. Mas, ai! Quanto sinto ao te manifestar que haverá muitos e enormes sacrilégios, públicos e também ocultos, de profanações à sagrada Eucaristia! […] Quanto ao sacramento do Matrimônio, que simboliza a união de Cristo com a Igreja, será atacado e profanado em toda a extensão da palavra. O maçonismo, que então reinará, imporá leis iníquas com o objetivo de extinguir esse sacramento, facilitando a todos o viverem mal, propagando-se a geração de filhos mal nascidos, sem a bênção da Igreja. Irá decaindo rapidamente o espírito cristão, apagar-se-á a luz preciosa da fé até chegar a uma quase total e geral corrupção de costumes. Acrescidos ainda os efeitos da educação laica, isto será motivo para escassearem as vocações sacerdotais e religiosas”4. Temos nestas profecias a descrição do ataque maciço contra os sacramentos, especialmente a Eucaristia e o Matrimônio. No que diz respeito à imposição de “leis iníquas”, como não enxergar estas na aprovação da separação, do divórcio e de “casamentos” alternativos, que não são entre um homem e uma mulher? Com a decadência moral e religiosa, a luz da fé se apagou em muitas famílias, comunidades, no mundo todo. A respeito da ausência do ensino religioso nas escolas, este é outro fator decisivo no agravamento da crise de fé e da consequente diminuição das vocações sacerdotais e religiosas em nossos dias.

Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo sobre “A lógica do casamento gay foi criada pelos heterossexuais”:

A crise de fé e o Sacerdócio

A previsão da Virgem Maria a respeito da crise no Clero é ainda mais precisa e espantosa: “O sagrado sacramento da Ordem sacerdotal será ridicularizado, oprimido e desprezado, porque neste sacramento se oprime e conspurca a Igreja de Deus, e a Deus mesmo, representado em seus sacerdotes. O demônio procurará perseguir os ministros do Senhor de todos os modos, e trabalhará com cruel e sutil astúcia para desviá-los do espírito de sua vocação, corrompendo a muitos deles. Estes, que assim escandalizarão o povo cristão, farão recair sobre todos os sacerdotes o ódio dos maus cristãos e dos inimigos da Igreja Católica Apostólica Romana. Com este aparente triunfo de Satanás, atrairão sofrimentos enormes aos bons pastores da Igreja, e à excelente maioria de bons sacerdotes e ao Pastor supremo e Vigário de Cristo na Terra, que, prisioneiro no Vaticano, derramará secretas e amargas lágrimas na presença de seu Deus e Senhor, pedindo luz, santidade e perfeição para todo o Clero do universo, do qual é rei e pai. […] Ademais, nesses infelizes tempos haverá um luxo desenfreado que, por ser laço de pecado para os demais, conquistará inúmeras almas frívolas e as perderá. Quase não se encontrará inocência nas crianças, nem pudor nas mulheres, e, nessa suprema necessidade da Igreja, calar-se-á aquele a quem competia a tempo falar”5. Temos nestas palavras da Mãe da Igreja o retrato fiel da situação que vive a Igreja Católica, especialmente no que diz respeito aos Padres de nosso tempo. Sem ter quem a guie, a humanidade está caminhado freneticamente rumo ao abismo da perdição eterna, enfraquecida e abatida no espírito, como ovelha sem pastor6.

Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo sobre “A armadilha para o celibato dos padres”:

A Virgem Maria em nossa crise de fé

Como vimos, Nossa Senhora do Bom Sucesso descreve a grave situação de crise em que se encontra a Igreja Católica e também a humanidade, com a quase total e geral corrupção dos costumes. Não há como negar que passamos realmente por uma profunda crise de fé e de valores, que atinge não somente a Igreja, mas a humanidade como um todo. A humanidade passa hoje por uma terrível noite escura, que causa muitos sofrimentos. Todavia, como na vida espiritual pessoal, esta noite escura da humanidade certamente terá consequências boas e já podemos vislumbrar estas olhando para as janelas da história. Principalmente a partir do século passado, experimentamos a especial proteção da Santíssima Virgem e o florescimento da devoção mariana, prometidos por Maria em suas aparições em Quito, em Fátima e em muitas outras. Nesses tempos de crise de fé, notamos um extraordinário retorno à devoção à Virgem Maria, sem precedentes na Igreja Católica. O próprio Cardeal Raztzinger, trinta anos atrás, já reconhecia a importância da Virgem Maria para a Igreja nesses tempos de crise de fé: “Se sempre discorrer sobre Maria foi essencial para a fé cristã, hoje é indispensável e urgente como talvez em poucas outras épocas da história da Igreja. […] Reconhecer em Maria o lugar que o dogma e a tradição católica lhe atribuem, significa estar firmemente enraizado na cristologia autêntica. Os dois dogmas mais antigos, virgindade perpétua e maternidade divina (mas mesmo os dois sucessivos, Imaculada Conceição e Assunção), salvaguardam a fé em Jesus e em Deus. […] A reta devoção mariana garante à fé também a dimensão do ‘coração’, como diria Pascal. Para a Igreja, o homem não é nem só razão nem só sentimento, mas a união das duas dimensões. A presença de Maria ajuda a viver esta totalidade ”7, o equilíbrio entre a razão e o coração.

Assista ou ouça programa do Padre Paulo Ricardo sobre “Devoção à Santíssima Virgem Maria”:

O que fazer nestes tempos de crise de fé?

Assim, as profecias de Nossa Senhora do Bom Sucesso nos ajudam a compreender que a atual crise de fé estava prevista nos desígnios de Deus para a Igreja e a humanidade. A noite escura, pela qual passam a Igreja e o mundo em nossos dias, faz parte do projeto de salvação do Senhor para a humanidade. Com essa consciência, cabe a cada um de nós assumir uma verdadeira devoção a Virgem Maria, pois esta fortalece a nossa fé em Jesus Cristo, e nos leva a assumir com coragem a missão da Igreja para com a humanidade. Em todas as nossas necessidades, não deixemos de recorrer a Mãe do Bom Sucesso, que nos prometeu sua especial proteção e auxílio nestes tempos de crise. Invoquemos com confiança o auxílio da Santíssima Virgem especialmente para o clero, os religiosos e as religiosas, as famílias e os jovens, tão atacados pelas ideologias e pela cultura de morte. Diante de tantos perigos para as nossas almas, cabe a nós também fazer um bom exame de consciência para verificar em nossas vidas aquilo que não está de acordo com a vontade de Deus e, reconhecidas os nossos pecados, buscar o arrependimento e a conversão. Além disso, é nosso dever alertar as pessoas que estão colocando em perigo as suas almas: pela falta de zelo pelas coisas de Deus e da fé católica; pela desvalorização ou infidelidade para com o sacramento do Matrimônio; pela vida de pecado, luxúria e prazeres; pela falta de pudor e modéstia, principalmente das mulheres no vestir; pela negligência dos pais na educação da crianças e dos jovens, principalmente em relação ao perigo da ideologia de gênero. Por fim, em tempos de crise de fé, de noite escura, não há outra solução melhor do que nos abandonar nas mãos de Deus e da Virgem Maria, em profunda oração, penitência e sacrifício, e aguardar o triunfo do seu Imaculado Coração, prometido por ela em Quito e em Fátima. Nossa Senhora do Bom Sucesso, rogai por nós!

Natalino Ueda, escravo inútil de Jesus em Maria.

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A aparição de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

TODO DE MARIA. A vidente de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

PADRE PAULO RICARDO. Nossa Senhora do Bom Sucesso.

PADRE PAULO RICARDO. Madre Mariana amiga e confidente de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

PADRE PAULO RICARDO. Festa da apresentação do Senhor – Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Livro em formato pdf: Vida admirável da Reverendíssima Madre Mariana de Jesus Torres: mística confidente de Nossa Senhora do Bom Sucesso.

Referências: 

2 CLÉOFAS. Eis porque a fé está em crise: o Cardeal Ratzinger, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, em entrevista à Revista Communio, falou abertamente sobre a situação da Igreja em nosso tempo.

4 Tomo II, p. 271-272.

5 Idem, ibidem.

6 Cf. Mt 9, 36.

7 CLÉOFAS. Op. cit.

Comments

comments