A devoção ao Menino Jesus de Praga

Conheçamos a origem da devoção ao Menino Jesus de Praga e as causas da sua popularização pelo mundo inteiro.

A origem da devoção ao Menino Jesus de Praga remonta ao século XVII e está ligada a um convento dos freis Carmelitas Descalços, situado em Praga, a capital e a maior cidade da República Checa, conhecida como a “cidade das cem cúpulas”. O Convento dos carmelitas passava por inúmeras dificuldades até que algo inesperado acontece.

Conheçamos a origem da devoção ao Menino Jesus de Praga e as causas da sua popularização pelo mundo inteiro.

Imagem do Menino Jesus de Praga

A princesa Polyxene de Lobskowitz, impelida por uma força superior, compreendeu que devia desapegar-se de uma lembrança de família. Tratava-se de uma imagem do Menino Jesus, que sua mãe, princesa Manrique de Lara, que pertencia à família real espanhola, tinha-lhe oferecido como presente de casamento. A mãe, por sua vez, tinha recebido a imagem de Santa Teresa de Jesus, a grande reformadora do Carmelo feminino, também conhecida como Santa Teresa d’Ávila.

Inscreva-se e receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

A origem da devoção ao Menino Jesus de Praga

Em 1628, a princesa Polyxene entregou a imagem aos frades Carmelitas, que se tornariam os seus mais devotos custódios. Ela apresentou-se no Convento e, diante de toda a comunidade, entregou ao Prior, o venerável Frei João Luís da Assunção, a belíssima imagem, dizendo-lhe: “Meu Padre, eu vos dou o que tenho de mais querido. Honrai esta imagem do Menino Jesus e nada vos faltará”[1].

A imagem foi exposta no oratório onde aconteciam as orações daquele convento e as palavras da Princesa se cumpriram à risca. Deus cumulou de graças os Carmelitas, que veneravam continuamente a imagem do Menino Jesus. Não lhes faltava nada. Ao contrário, recebiam inúmeras bênçãos espirituais e temporais. Até que, em 1631, protestantes invadiram a cidade de Praga, saquearam igrejas e conventos, causavam incêndios e pilhagens por toda parte. Eles quebraram as mãos da imagem do Menino Jesus e a jogaram em um canto. Dessa forma, a imagem ficou perdida em meio aos escombros. Pois, os carmelitas tiveram que fugir às pressas para não perecer nas mãos dos invasores.

O retorno à devoção ao Menino Jesus de Praga

Em 1635, os Carmelitas voltaram ao convento, que estava quase todo em ruínas. Mas, somente dois anos depois, o Padre Cirilo da Mãe de Deus, que era devotíssimo do Menino Jesus, encontrou a imagem em meio aos escombros, atrás do altar. Logo depois que a imagem foi recolocada no coro, entre cânticos e lágrimas dos religiosos, os invasores protestantes se foram e o convento, que passava por uma desoladora miséria, logo se vê provido de todo o necessário para sua subsistência.

Certo dia, o Padre Cirilo estava ajoelhado, rezando diante da imagem, quando houve claramente a voz do Menino Jesus, que disse: “Tende piedade de Mim, e Eu terei piedade de vós; restituí-Me as minhas mãos, e Eu vos darei a paz. Quanto mais me honrardes, mais Eu vos favorecerei”[2]. Depois desse pedido, o Sacerdote tentou, de vários modos, conseguir a restauração, mas sem sucesso. Então, Padre Cirilo ouve novamente o Menino Jesus, que lhe deu instruções: “Põe-Me à entrada da sacristia e alguém terá piedade de Mim”[3]. Foi então que Daniel Wolf, um estrangeiro, tomou para si a responsabilidade de restaurar a imagem. Logo depois da restauração, multiplicam-se prodígios entre os Carmelitas e tantas outras pessoas que veneravam a imagem do Menino Jesus.

A popularização da devoção ao Menino Jesus de Praga

Assim, os Carmelitas reconheceram que tinham nas mãos um tesouro inestimável e que este não poderia mais permanecer escondido. Então, decidiram expor a imagem do Menino, que passou ser muito amada e cultuada pelo povo, tanto que várias pessoas pediam que se construísse uma Igreja dedicada ao Menino Jesus. As aspirações do povo foram confirmadas pela Virgem Maria, que apareceu ao Padre Cirilo e lhe disse: “Edificar-se-á aqui uma Igreja ao meu Filho”[4]. Depois da construção e da dedicação do Santuário, a devoção ao Menino Jesus de Praga ficou cada vez mais conhecida. Foi aprovada e recomendada por vários Bispos e Papas e espalhou-se rapidamente pelo mundo inteiro.

Oração ao Menino Jesus de Praga

Ó Menino Jesus, a Vós recorro e vos suplico pela intercessão de Vossa Santíssima Mãe, assisti-me nesta necessidade (pede-se a graça), porque creio firmemente que Vossa Divindade pode me socorrer.

Espero com toda confiança obter Vossa santa graça. Amo-vos de todo meu coração e com todas as forças de minh’alma. Arrependo-me sinceramente de todos os meus pecados, e vos imploro, ó bom Jesus, que me fortaleceis para que eu possa ser vitorioso. Proponho-me a não vos ofender e me ofereço a Vós, dispondo-me a sofrer antes de fazer-vos sofrer.

Doravante, quero servir-vos com toda fidelidade, e por Vosso amor, ó Menino Deus, amarei a meu próximo como a mim mesmo. Menino onipotente, Senhor Jesus, mais uma vez vos suplico que me atendeis nesta necessidade (apresenta-se o pedido). Concedei-me a graça de vos possuir eternamente, na companhia de Maria Santíssima e São José, para que possa vos adorar com todos os anjos na Corte Celestial. Amém.

Nota: Oração para pedir favores ao Menino Jesus de Praga, revelada pela Virgem Maria ao Padre Cirilo, Carmelita Descalço.

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A devoção ao Coração de Jesus e o Coração de Maria.
TODO DE MARIA. O mistério doloroso da morte de Jesus Cristo.
TODO DE MARIA. O Sagrado Coração de Jesus e o mistério do amor.

Referências:


[1]  PADRE ISIDORO MAGUNA. O Divino Menino Jesus de Praga. Ed. Carmelo, p. 19.
[2]  Idem, p. 21.
[3]  Idem, p. 22-23.
[4]  Idem, p. 24.

Comments

comments