Conheçamos um pouco da história da Virgem das Litanias, talvez a menor imagem de Maria Santíssima do mundo.
A Virgem das Litanias [também conhecida como Virgem das Ladainhas] é uma devoção única que envolve escalar uma montanha com mais de 4.000 metros de altura.
Uma capela na cidade de Viacha, na província de Ingavi, na Bolívia, é responsável por abrigar a Virgem das Litanias.
Inscreva-se e receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.
Trata-se de uma imagem bastante especial, não apenas porque a visita envolve uma viagem a uma cidade a 4.200 metros acima do nível do mar, mas também porque a imagem em si tem apenas 4,7 cm de altura, tornando-se um concorrente da menor imagem da Virgem Maria no mundo. De fato, as autoridades locais propuseram que a pequena escultura fosse notada no Guinness Book of World Records.
Em ocasiões muito específicas durante o ano, a imagem é levada ao topo da montanha, onde incontáveis devotos das terras altas bolivianas a veneram ano após ano. Mas só recentemente o Ministério do Turismo da Bolívia decidiu tomar algumas medidas para proteger tanto a imagem quanto o santuário, para evitar o tráfico ilícito de bens culturais pertencentes ao patrimônio da própria imagem e da igreja que a abriga.
De onde vem essa devoção?
Baseada em várias tradições, segundo o Ministério da Cultura da Bolívia, a origem dessa devoção data do início do século XIX, quando a Virgem das Litanias apareceu a uma pastora que estava sendo atacada por uma cobra, espantando o réptil. No dia seguinte, dizem os camponeses, retornou ao local e encontrou uma pequena pedra com a imagem esculpida da Virgem.
Este milagre levou à construção de uma capela no topo da montanha, na colina das Ladainhas. Desde então, a devoção só cresceu. Atualmente, por motivos de segurança, a imagem é geralmente mantida na igreja de Viacha.
Fonte: ALETEIA. The world’s smallest image of the Virgin Mary: Our Lady behind a magnifying glass.
Links relacionados:
TODO DE MARIA. A alegria e a tristeza de Nossa Senhora em Lourdes.
TODO DE MARIA. Nossa Senhora das Graças e as almas do purgatório.
TODO DE MARIA. Nossa Senhora e o apelo à penitência.