Como praticar a devoção dos cinco primeiros sábados?

Saiba o que é e como deve ser praticada a devoção dos cinco primeiros sábados em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria.

A devoção reparadora dos cinco primeiros sábados começou a ser revelada na segunda aparição de Nossa Senhora do Rosário em Fátima, Portugal, aos três Pastorinhos: Lúcia de Jesus Rosa dos Santos e os seus primos São Francisco e Santa Jacinta Marto, recentemente canonizados. No dia 13 de junho de 1917, a Virgem Maria disse à pequena Lúcia: “Jesus quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração”[1].

Saiba como é praticada a devoção dos cinco primeiros sábados em reparação dos pecados cometidos conta o Imaculado Coração de Maria.

Sagrados Corações de Jesus e Maria

Depois de ouvir essas palavras, os Pastorinhos viram a Virgem Santíssima com um coração na mão, cercado de espinhos. As três crianças compreenderam que aquele era o Coração Imaculado de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que necessitava de reparação. Na aparição seguinte, no dia 13 de julho, a Mãe de Deus repetiu as mesmas palavras e disse que voltaria para pedir a devoção reparadora dos primeiros sábados.

Inscreva-se e receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Sete anos depois, no dia 10 de Dezembro de 1925, em Pontevedra, na Espanha, foi revelado a Irmã Lúcia a devoção reparadora dos cinco primeiros sábados. Em dezembro de 1927, por ordem de seu confessor, a Irmã escreveu as palavras que lhe dirigiu a Santíssima Virgem, nas quais disse:

Olha, minha filha, o Meu Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos Me cravam com blasfêmias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de Me consolar, e dize que todos aqueles que durante cinco meses, no primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço, e Me fizerem quinze minutos de companhia, meditando nos quinze mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar, Eu prometo assistir-lhes, na hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas[2].

Como praticar a devoção dos cinco primeiros sábados?

Para realizar perfeitamente a devoção reparadora ao Imaculado Coração de Maria, – nos cinco primeiros sábados de cinco meses seguidos, na intenção geral de reparar nossos próprios pecados e os de toda a humanidade contra Nossa Senhora – devemos fazer quatro atos de piedade:

1 – O sacramento da Confissão ou Penitência: devemos nos confessar no primeiro sábado do mês ou antes, ainda que oito dias ou mais antes, se for impossível ou muito difícil se confessar no dia. Pode-se também confessar na semana seguinte ao primeiro sábado. Todavia, lembramos que é necessário estar em estado de graça no primeiro sábado do mês, a fim de comungar nesse dia. Na Confissão, é indispensável a intenção de reparar o Imaculado Coração de Maria. Esta intenção reparadora não precisa ser dita ao confessor, mas apenas colocada mentalmente diante de Deus antes da Confissão. Sem essa intenção, a devoção reparadora não estará completa. Por isso, se esquecermos da intenção reparadora, podemos colocar essa intenção na Confissão seguinte, segundo disse Jesus Cristo a Irmã Lúcia, aproveitando a primeira ocasião que tivermos para nos confessar;

2 – O Terço Mariano: devemos rezar a tradicional oração mariana do Terço nos cinco primeiros sábados do mês, durante cinco meses seguidos. O Terço também deve ser rezado na intenção da reparação do Imaculado Coração de Maria;

3 – Os 15 minutos de meditação sobre os mistérios do Rosário: Nossa Senhora pediu que, no primeiro sábado do mês, fizéssemos companhia a ela durante pelo menos 15 minutos, meditando sobre os 15 mistérios do Santo Rosário, na intenção da reparação das ofensas cometidas contra o seu Imaculado Coração. No entanto, não precisamos meditar sobre todos os 15 mistérios. Podemos meditar apenas um, dois, três ou mais mistérios, conforme a nossa escolha pessoal. Também é possível meditar os mistérios do Rosário conforme o tempo Litúrgico. No tempo do Advento, podemos meditar os mistérios Gozosos; no tempo da Quaresma, os mistérios Dolorosos; no tempo Pascal, os mistérios Gloriosos; no tempo Comum, podemos meditar mistérios Luminosos ou aqueles que mais dizem respeito à Liturgia do dia ou do domingo;

4 – A Eucaristia ou Sagrada Comunhão: a comunhão eucarística é o ato essencial desta devoção reparadora. Para compreender bem a sua importância, recordemo-nos da comunhão nas nove primeiras sextas-feiras, em reparação das ofensas cometidas contra o Sagrado Coração de Jesus. Além disso, lembremo-nos da comunhão milagrosa, dada aos três Pastorinhos no outono de 1916, de caráter eminentemente reparador. Esse caráter reparador, evidencia-se nas orações ensinadas aos Pastorinhos pelo Anjo da Guarda de Portugal:

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não creem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-Vos profundamente e ofereço-Vos o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-Vos a conversão dos pobres pecadores[3].

Como nas outras práticas desta devoção, na comunhão dos cinco primeiros sábados também é indispensável a intenção de reparar as ofensas cometidas contra o Imaculado Coração de Maria.

Caso não seja possível no primeiro sábado do mês, todas as práticas desta devoção reparadora podem também ser feitas no domingo que se segue, desde que seja por motivos justos e o devoto tenha a autorização de um Padre.

As razões da devoção dos cinco primeiros sábados

A devoção dos cinco primeiros sábados em reparação das ofensas cometidas contra o Imaculado Coração da Santíssima Virgem Maria nos foi revelada para que, por ela, muitas almas sejam salvas. Pois, cada vez mais em nosso tempo, multiplicam-se os ataques à dignidade, aos privilégios, às honras devidas a Nossa Senhora. Ademais, há uma diminuição considerável do culto mariano em quase toda a Igreja. Sendo esse o estado das coisas em nossos dias, a impiedade de muitos para com a Virgem Mãe de Deus certamente deve ser incluída na intenção reparadora de nossa prática da devoção dos cinco primeiros sábados. Assim, reparemos a honra do Imaculado Coração, tão ultrajada pela ingratidão dos homens, através da devoção que a própria Virgem Santíssima nos indicou.

Em carta ao Bispo titular de Gurza, de 27 de maio de 1943, a irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, a mais velha dos videntes de Fátima, ajuda-nos a compreender o poder e a eficácia sobrenaturais da devoção ao Imaculado Coração de Maria:

Os Santíssimos corações de Jesus e Maria amam e desejam este culto [para com o Coração de Maria] porque dele se servem para atrair todas as almas a eles e isto é tudo o que desejam: salvar as almas, muitas almas, todas as almas”. Nosso Senhor me dizia, há alguns dias: “Desejo ardentemente a propagação do culto e da devoção ao Coração de Maria porque este Coração é o ímã que atrai as almas para mim, a fornalha que irradia na terra os raios de minha luz e de meu amor, fonte inesgotável de onde brota na terra a água viva de minha misericórdia”[4].

Com esta certeza, peçamos a Virgem Maria, com insistência e perseverança, as boas disposições de nossa alma para bem praticar a devoção dos cinco primeiros sábados.

Por fim, rezemos sempre ao fazer penitências e sacrifícios, especialmente nos primeiros sábados do mês, a oração ensinada por Nossa Senhora do Rosário aos três Pastorinhos: “Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria!”[5]

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A reparação ao Imaculado Coração de Maria.
TODO DE MARIA. Como meditar com Maria nos primeiros sábados?
TODO DE MARIA. O triunfo do Imaculado Coração de Maria.

Referências:


[1]  CAPELA. A devoção reparadora dos cinco primeiros sábados do mês.
[2]  Idem, ibidem.
[3]  SANTUÁRIO DE FÁTIMA. Orações de Fátima.
[4]  Capela. Op. cit.
[5]  SANTUÁRIO DE FÁTIMA. Op. cit.

Comments

comments