Saiba qual é a diferença entre Lúcifer e a Virgem Maria.

Por que Maria é aquela que pisa na cabeça da serpente?Qual é a diferença entre Lúcifer e a Virgem Maria? Padre Paulo Ricardo fala sobre sua experiência como diretor espiritual para dar um exemplo de como deixar-se formar pela Virgem Maria:Tenho muitos filhos espirituais que são padres. O que acontece é que esse filhos precisam ser gerados, que o coração deles seja gerado na Virgem Maria. Porém, quando eu olho para um deles, vejo se perdendo, indo para o mal caminho, indo para a estrada da perdição. O primeiro passo que um padre dá para ser perder e se precipitar na rampa do inferno é o seguinte: eu quero ser diferente, eu sou mais eu, eu vou fazer o sacerdócio do meu jeito, eu não quero ser uma fotocópia do Padre Paulo, eu não vou pela cabeça dele. Mas, eu nunca pedi que me imitassem. O primeiro passo na direção do desfiladeiro é esse: eu sou especial, eu vou mostrar para esse paróquia o que é ser pároco. Esse foi o pecado de Lúcifer, que queria ser especial e não queria seguir a vontade de Deus.

Sendo uma criatura superior a Virgem Maria, por que Lúcifer perdeu a sua condição angelical?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Lúcifer foi criado como a criatura mais perfeita. Maria não foi criada como a criatura mais perfeita, mas tornou-se a criatura mais perfeita. Lúcifer era a criatura mais perfeita, mais cheia de luz, só que na sua soberba não quis servir, quis seguir o seu caminho, não quis obedecer. Por isso, do alto onde ele estava ele precipitou no inferno mais profundo. Existe uma hierarquia no inferno e no lugar mais baixo está Lúcifer. Ele está no pior lugar, porque, no seu orgulho, ele quis ser diferente. Maria foi criada imperfeita, tem um corpo e por isso é frágil. Não é como um anjo, que é superior ao ser humano. Porque ela se humilhou diante de Deus, por causa da sua humildade, deixou-se modelar completamente por Deus. A sua docilidade ela se deixou modelar completamente, por isso, ela está acima dos anjos mais altos, dos serafins, dos querubins. Ela está lá encima no Céu, é a criatura mais perfeita, bendita Virgem Maria, porque se humilhou e Deus a exaltou.

Os grandes de Deus foram sempre humildes e humilhados neste mundo. A Virgem Maria passou despercebida no Evangelho. Isso é uma das coisas que os protestantes alegam: veja, a Bíblia quase não fala da Virgem Maria. E a gente diz: é isso mesmo, porque ela passou silenciosa, Deus a exaltou. Porque é a humilde, silenciosa, que deixou seu testamento, as últimas palavras que ela deixou foram em Caná, na Galileia: “fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5). Ela desaparece, ela se humilhou, e por isso, Deus a exaltou sobremaneira, por causa da sua humildade. O Senhor olhou para a humildade da sua serva (Lc 1, 48). Deus resiste aos soberbos, por isso o caminho é o da humildade. Aceite ser escravo. Maria aceitou ser escrava. Ela disse: eis a escrava do Senhor (Lc 1, 38). Da sua parte aceite ser escravo, se humilhe, baixe a sua cabeça. Somente assim seremos modelados.

A forma de sermos de Deus é sermos modelados pela Virgem Maria. Assim como Jesus veio ao mundo pela primeira vez nesse molde, nós precisamos nos derreter e derramar nesse molde que é a Virgem Maria, para que Cristo seja em nós. A finalidade da Verdadeira Devoção a Virgem Maria é Jesus. Deus quis vir a esse mundo por meio de uma mulher e nós precisamos ser nascidos de mulher se queremos ser como Cristo. Se eu quero dizer que vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim (cf. Gl 2, 20), eu preciso deixar que Cristo seja gerado, modelado em mim no ventre de Maria.

O caminho de Deus é este, Ele escolheu esse caminho, não há outro. Mesmo os protestantes que buscam a santidade estão sendo gerados no ventre de Maria. Se neles existe alguma sombra de amor por Cristo, eles estão no útero de Maria sendo gestados, queiram ou não. Porque eu preciso ser esse bronze líquido, é que São Luís Maria usa essa linguagem de escravo, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem“. A consagração é um estilo de vida. É por isso que nós precisamos aprender como se vive isso no dia a dia, para viver a consagração.

Este é a quarto artigo de uma série. Estes são retirados de palestras do Padre Paulo Ricardo no I Consagra-te de Cuiabá, em 2011. O primeiro post teve como tema “Como ser fiel a Jesus Cristo?”, o segundo post foi intitulado “Como ter a têmpera dos mártires?” e o terceiro, Maria, o molde perfeito de Jesus Cristo.


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

23 Comentários

  1. maria rainha de todos nos bem explicado

  2. Tudo por JESUS nada sem MARIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Rosemary de Fátima Braga Silva

    Sou Católica; e conhece primeiro Jesus, e achava que era o bastante , depois que minha querida mãe faleceu ,eu experimentei o Amor de Maria em minha vida ! fiz como Jesus na cruz pediu ão discípulo amado, como eu mi sinto amada por Jesus à levei para casa e tenho ela como minha mãe , e sei que ela cuida e intercede por mi , junto à Jesus , procuro seguir o exemplo dela , procuro passar isso para minhas filhas e também meu marido ,somos felizes e grato por fazer parte de uma Religião que tem PAI e MÃE e IRMÃO, UMA FAMÍLIA COMPLETA . Um grande abraço e fiquem com Deus.

  4. Jose Ildemar Cardoso Junior

    Excelente matéria. Parabéns!!!!

  5. muito linda a citação

  6. Bem, eu ainda não tenho intimidade com Maria, sempre em minhas orações, peço ao meu Senhor Jesus ao meu Pai, e quase não ponho Maria como minha intercessora e me pergunto porque? Não que eu não a amo, e duvide do seu amor por nós mas estranho descrever isso. Mas peço que ela me toque, pois creio no seu amor por mim como Mãe que cuida dos meus passos.

  7. Sirleide Carvalho de Moura

    Sou de uma família de 13 irmãos vivos, meus pais sempre nos ensinou a amar Maria, a recorrer a Ela nas nossas necessidades, e nunca ficamos sem resposta, toda a família é católica,2 vezes por semana nos reunimos para rezarmos o santo terço em família, é uma benção!!!! Eu louvo a agradeço à meus pais Alexandrino e Maria Raquel por ensinar a amar Maria!!!

  8. SUZANA COSTA DA SILVEIRA

    REPITO O QUE JA FALARAM: ”TUDO POR JESUS NADA SEM MARIA” NOS´ CATOLICOS SOMOS PREVILEGIADOS PORQUE TEMOS A NOSSA ” MAE” QUE TAMBEM E`A MAE DE JESUS!!!!! NOSSA MAE MARIA!!!!! TENHO TRES FILHAS E TODAS TEM O NOME DE MARIA :ADELIA MARIA __ MARIA SUZANA E YARA MARIA !!!!!!! ”PERTENÇO A “LEGIAO DE MARIA”E AMO, AMO, NOSSA ”MAE MARIA”!!!!!!!!____SALVE M<ARIA——–

  9. Pingback: Sons Católicos – Links da Semana #01

  10. RONEI DA SILVA AMORIM

    os protestantes ignora a passagem de VIRGEM MARIA, e ñ se da conta q na palma de suas mãos está o M de MARIA.

  11. GRACINEIDE LEMOS

    É MUITO IMPORTANTE SABER QUE TEMOS PE PAULO RICARDO, COMO REFERENCIA PARA NOS PASSAR RIQUISSIMOS CONHECIMENTOS DA PALAVRA DE DEUS….

  12. aparecido teixeira

    muito boa a matreia . sou catolico apostolico romano , , porque a biblia nao fala muito de maria . e fica essa brexa pra os prostetante , ok obrido cido de cubatao

  13. Amei a matéria parabéns.E de padre assim que precisamos.

  14. Minha mãe sempre foi da Legião de Maria e cresci ouvindo a oração e tendo graças da nossa Mãe Santíssima. Nunca neguei a tua existência e nunca negarei. Ela nos protege e eu sinto isso, Graças a seu filho e nosso Senhor Jesus Cristo.

  15. Vinicius Henrique JMJ 2013

    Lc 1,46-49 Magníficat

    A minh’alma engrandece o Senhor e se alegrou o meu espirito em Deus, meu Salvador, pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O poderoso fez em mim maravilhas e Santo é o seu nome!

  16. Oh! Virgem Santíssima; como eu te amo. tenho certeza que o seu amor por mim é maior que o meu.
    Através dos seus insinamentos, eu procuro seguir o desejo de Jesus, por nos cristãos.Amai uns aos como Ele, nos ama.

  17. EU ACREDITO NO PODER E AÇAO DE DEUS ELE ESCOLHEU MARIA COMO A MAE DO SALVADOR PELA SUA HUNILDADE E PUREZA VEJO QUE DEVEMOS REALMENTE SER DEVOTOS A MAE DE JESUS POIS FOI NELA QUE DEUS ACHOU GRAÇA DEUS NUNCA ERRA SE ELE A ESCOLHEU ELA SIM FOI A UNICA DE MILHARES DE MULHERES QUE AGRADOU A DEUS EM SUA HONESTIDADE SANTIDADE E PUREZA.ACREDITO QUE ELA APOS DAR A LUZ A JESUS DEUS ENVIOU RAIO DE LUZ TORNANDO-A VIRGEM PURA SEM PECADO.EUCREIO NO PODER DE DEUS E DO ESPRITO SANTO ,AGRADEÇO A DEUS PELA MINHA CRENÇA AMEM

  18. Maria Aurenivia Castro da Cruz

    Sou católica, adoro meu Jesus, ele é o ar que respiro,por isso é que amo cada vez mais Maria por ter nos dado seu filho como nosso pai e nosso salvador. Eu sempre digo, que sego é aquele que diz que não é filho de Maria, pois a prova esta dentro da mão de cada um de nós,basta abrir a mão e olhar a marca de Maria em nós( M)querendo ou não todos são filho de Maria, e viva nossa senhora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Maria é um espirito Iluminado, é diretora de uma Colonia Espiritual onde nos recebe para tratar de nossas chagas espirituais, após o nosso desencarne.

  20. José Vitor Resende

    Sinto a presença da virgem Maria na minha vida, e da minha família, em agradecimento reso o terço todos dias e recomendo, pois a proteção e a interseção da virgem Maria na nossa vida e fundamental.

  21. Entendi por que a Bíblia Sagrada não fala muito de Maria, quando assisti o filme da paixão de Cristo do Mel Gibson, sempre fico relembrando das cenas dEla no filme, presenciando tudo o que Seu Filho passava em total SILÊNCIO e entregando tudo a Deus. Em todo o filme foi o q mais me emocionou, o silêncio de Maria. Sempre faço assim, quando tenho algo pra resolver, primeiro fico em silêncio e peço a minha Mãe Maria, passa na frente de tudo q eu não sei resolver, e nunca me decepcionei, nunca. Maria é a mulher do silêncio que me ensina todos os dias a ser assim. Salve Maria!

  22. celso gonçalves ribeiro

    Não existe filho sem mãe, por tanto se somos filhos de Deus Maria é nossa mãe…

  23. João Paulo Osório

    Os espíritos puros, angélicos, ocupam nove níveis na hierarquia celestial. Deus não os colocou no nível específico quando os criou. Tiveram que passar por uma prova difícil! Assim, o anjo Luz foi o que teve a melhor nota, cuja recompensa foi ficar o mais próximo possível de Deus. Depois, por soberba rebeliou-se e convenceu milhões de anjos a amotinarem-se. A batalha entre anjos fiéis a Deus (liderados pelo arcanjo S. Miguel) e anjos amotinados resultou na expulsão dos últimos do Céu. Ficaram definitivamente apartados de Deus (Bem: Amor Misericordioso, Verdade e Justiça) e transformaram-se em demónios. Os seus lugares ficaram vagos e serão preenchidos por quem se santificar, o que só é possível com nota Positiva na difícil prova que é a vida terrena.
    Maria não foi criada imperfeita. Negativo! Nasceu sem pecado original. Se compreendermos a forma como o mal entrou no mundo percebemos que a Virgem Maria tinha que ser Imaculada Conceição! Mas, voluntariamente, fez sempre a vontade de Deus!
    Nós não precisamos ser nascidos de mulher se queremos ser como Cristo. Nós fomos gerados no seio das nossas mães, porque Deus fez a Criação perfeita! Se queremos ser como Jesus Cristo temos que o seguir, porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida! Isso só é possível se cumprirmos a Lei de Deus, os Dez Mandamentos e, quando não a cumprirmos, porque somos pobres pecadores, nos arrependermos com o propósito de nos emendarmos, reconciliarmos e expiarmos os pecados. E… acreditarmos que o Amor de Deus é de infinita Misericórdia! E…, sei lá, a vida dá tantas voltas. Por vezes vivemos em pecado. Mas, à medida que o Coração vai ficando menos empedernido, vamos entendendo a Verdade e percebendo que o caminho que temos trilhado não é correto, porque não é o verdadeiro. Percebemos, então, que só Jesus Cristo tem palavras de Vida Eterna…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com