Saiba quem pode fazer a consagração total a Virgem Maria.

Quem pode fazer a consagração a Maria

A Pietá de Michelangelo

Uma das principais dúvidas que surgem a respeito da consagração total, ou escravidão de amor, a Santíssima Virgem Maria é: quem pode fazer a consagração? Para responder a esta questão, partiremos da definição de que a consagração a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, é uma “perfeita renovação dos votos ou promessas do santo Batismo”1. Como no Batismo, por esta devoção, renunciamos ao Demônio, ao mundo, ao pecado e a nós mesmos, entregando-nos inteiramente a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria2. A consagração se faz necessária, em primeiro lugar, porque geralmente quem faz estas promessas em nosso lugar são os pais e padrinhos, a não ser no caso dos batizados depois da idade da razão3. Na maioria dos casos, “a entrega a Jesus Cristo é feita por intermediários”4. Nesta devoção, entregamo-nos a Jesus Cristo por nós mesmos, voluntariamente, e com conhecimento de causa5. Além disso, a consagração se faz necessária também porque facilmente nos esquecemos das promessas batismais. A partir da compreensão preliminar de que a consagração a Nossa Senhora, segundo ensina-nos São Luís Maria, é uma perfeita renovação das promessas batismais, reponderemos a questão: quem pode consagrar-se a Virgem Maria?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Considerando a consagração como a perfeita renovação dos votos do Batismo, a primeira consequência lógica é que quem vai se consagrar seja batizado na Igreja Católica e tenha pelo menos sete anos de idade, que é considerada a idade da razão. Pois, para assumir com conhecimento de causa esta consagração, é necessário compreender o que ela é e quais os deveres do consagrado a Santíssima Virgem. As crianças menores de sete anos que desejarem se consagrar a Nossa Senhora antes dessa idade podem se consagrar a Deus Pai em Maria, segundo o método do movimento eclesial Armada Branca. Os objetivos principais da Armada Branca são: a formação dos “Ninhos de Oração”, nos quais as crianças oferecem suas orações e sacrifícios a Nossa Senhora; a preparação das crianças para a Sagrada Comunhão logo que estas atinjam da idade do uso da razão. A consagração proposta por este movimento é inspirada na consagração ensinada por São Luís Maria e segundo a vontade do Padre Pio de Pietrelcina6.

Os batizados católicos, e muito mais os consagrados a Virgem Maria, devem renunciar ao Demônio, ao mundo, ao pecado e a si mesmos, entregando-se inteiramente a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria. Mas, além destes deveres, como todos os batizados, os consagrados também devem receber os sacramentos no tempo oportuno: a Confirmação ou Crisma; a Confissão ou Penitência; a Comunhão ou Eucaristia. Consequentemente, somente quem está em dia com suas obrigações de católico pode legitimamente consagrar-se a Virgem Maria. Isso não significa que precisamos ser perfeitos para nos consagrar, mas estar em dia com as obrigações que temos perante a Igreja é o mínimo necessário para começar um caminho de santificação, que é justamente o que é a devoção ensinada por São Luís.

Assista aula do Padre Paulo Ricardo sobre “O drama dos casais em segunda união“: 

Ouça aula do Padre Paulo Ricardo sobre “O drama dos casais em segunda união”:

Como consequência desta nossa reflexão, não poderíamos deixar de responder a esta questão: os casais em segunda união podem fazer a consagração? Para começar a responder esta questão, recordamos que a consagração, como vimos acima, é um caminho de santificação que requer a prática sacramental. Como os casais de segunda união vivem um tempo em suas vidas no qual não podem receber os sacramentos, especialmente a Confissão e a Eucaristia, eles não podem viver plenamente a consagração à Nossa Senhora. Não é possível que estas pessoas se consagrem legitimamente, pois elas não podem assumir compromissos da consagração, visto que são incapazes de os cumprir. Por isso, aconselhamos os casais de segunda união a unirem-se à cruz de Cristo, aos seus sofrimentos, e a darem os passos concretos para tentar regularizar suas situações no Tribunal Eclesiástico, que pode declarar a nulidade do matrimônio.

Portanto, sendo a consagração uma perfeita renovação das promessas do Batismo, quem pode consagrar-se a Virgem Maria são aquelas pessoas que podem e querem ser fiéis a Deus e ao compromisso do sacramento que receberam. Primeiramente, é necessário ser batizado e estar em dia com suas obrigações de católico. Pois, como a consagração é um caminho de santificação, não é aconselhável começá-lo sem o mínimo de preparação. Isso não significa que as pessoas que não se consagram não se santificam. É possível a santificação por outros meios, por outros caminhos, que a própria Igreja pode nos indicar. A consagração é um auxílio a mais, é um caminho de santificação mais fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar à perfeição cristã7, a Jesus Cristo e à salvação. Por fim, consagrados ou não, entreguemos as nossas vidas a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria, pedindo a Mãe do Senhor que nos tome pela mão e nos leve cada vez mais pelos caminhos do seu Filho. Nossa Senhora da Piedade, rogai por nós!

Referências:

2 Cf. idem, ibidem.

3 A Igreja considera que a partir dos sete anos de idade a pessoa pode ter suficiente uso da razão para assumir pessoalmente os direitos e deveres de todo católico batizado. Cf. A SANTA SÉ. Código de Direito Canônico, cânon 11.

4 SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Op. cit., 126.

5 Cf. idem, ibidem.

6 Cf. BLOG TODO DE MARIA. Armada Branca de Nossa Senhora.

7 SÃO LUÍS MARIA GRIGNION DE MONTFORT. Op. cit., 152.


Natalino Ueda, sacerdote diocesano, incadinado na Arquidiocese de Cuiabá, formado em Filosofia e Teologia e pós graduado em Logotetapia e Análise Existencial, é o autor do blog Todo de Maria, que tem como temas principais a devoção mariana e a consagração a Santíssima Virgem Maria segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort.

99 Comentários

  1. quero me consagrar dia 08 de Dezembro, peço suas Orações

  2. Estou a começar a leitura do Tratado da Verdadeira Devoção a Maria a fim de me consagrar à Virgem Santíssima…
    Peço todas as orações e a todos os anjos para estarem comigo nos proximos meses

  3. eu quero me consagra a nossa senhora mais eu nao sei como

  4. FATIMA FERREIRA ALVES

    Natalino gostaria de saber se para fazermos esta consagração total, além de ler o livro se não há necessidade de fazermos algumas reuniões em nossas residencias (estamos em mais ou menos 4 pessoas) com alguém preparado e já consagrado, alguém que tiraria algumas dúvidas enquanto nos preparamos. Desde já obrigada e fique com Deus.

    • Natalino Ueda

      Cara Fátima,
      Se for possível é sempre bom que aconteçam reuniões para rezar, estudar o Tratado e para tirar dúvidas. Que Deus os abençoe e a Virgem Maria providencia a pessoa certa para orientar vocês.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  5. Sou casado apenas no civil, porém eu a minha esposa somos casal de primeira união. Posso fazer a consagração?

    • Natalino Ueda

      Caro Elias,
      Para quem é casado, não é possivel fazer a consagração antes de receber o Sacramento do Matrimônio, pois é necessário estar em dia com suas obrigações na Igreja Católica.
      Natalino.

      • Natalino, Salve Maria puríssima, queria saber se posso fazer esta consagração, eu desejo muito mas tenho sofrido bastante com meu passado porque logo agora quando estava decidido a ser escravo de Maria eu acabei me tornando escravo do pecado, chorei demais esses dias porque minha infância e juventude cometi pecados horríveis contra a pureza e castidade, eu já me confessei com o padre, mas esses pecados começaram a me atormentar mais esses dias, fiquei depressivo por conta deles porque parece que a consagração não é pra mim, queria ser Santo mesmo,mas estou sofrendo demais, eu me confessei semanas atrás e já estou afastado da comunhão há muito tempo porque parece que não posso comungar pelos meus horríveis pecados e tenho medo agora, por favor me ajuda será que eu posso me consagrar? Queria romper com o demônio e ser escravo por amor de Maria, e não escravo do demônio como já fui muito tempo! Por favor me ajuda Paz e bem.

  6. Boa tarde , estou no segundo dia de leitura do tratado da devoçao de Maria , porem me veio a duvida.. Estou em processo de nulidade do casamento, estou solteira , faço a confissão e recebo a comunhão, posso me consagrar …
    Aguardo anciosa a sua resposta
    Deus os abençoe

    • Natalino Ueda

      Cara Carmen Sanches,
      Se você está com o Matrimônio em processo de nulidade, mas não está casada novamente, nem está namorando, você pode se consagrar. Você só não poderia se consagrar se estiver em segunda união sem ter recebido a nulidade ou em estado de pecado (vivendo a fornicação, o adultério, ou outro pecado grave sem ter a intenção de deixar de cometer esse pecado). Ainda que você esteja vivendo uma vida de pecado, mas tem a intenção de romper com este, você pode se confessar e preparar-se para fazer a consagração. Durante a preparação, algumas pessoas acabam caindo em pecado, mas mesmo assim não devem desistir, pois esta é uma estratégia do demônio para nos fazer desistir da consagração. Se cairmos, devemos confessar e continuar a nossa preparação. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para fazer a consagração.
      Natalino.

  7. Sou casado e, posso me consagrar à Maria sozinho ou o melhor é fazer isso juntamente com minha esposa, nós dois?? Tenho dúvida se a consagração de apenas um poderá acabar influenciando na vida do casal.
    Obrigado.

    • Natalino Ueda

      Caro Emerson,
      A consagração é pessoal, mas se for possível seria bom que os dois se consagrassem. Pois, dessa forma seria mais fácil sua esposa compreender as práticas da consagração e consequentemente vivê-las junto com você. No entanto, se ela não desejar fazer a consagração, você pode se consagrar sozinho e entregá-la nas mãos da Virgem Maria, para que ela cuide de sua esposa e da vida do casal. Dessa forma, não vejo você se consagrar possa trazer problemas. Ao contrário, penso que a consagração ajudará você a viver melhor o sacramento do Matrimônio, segundo a vontade de Deus. Que o Senhor te abençoe e a Santíssima Virgem te guarde.
      Natalino.

  8. Sou mãe solteira tenho dois filhos posso me consagrar?Por q nunca ouvi falar de mãe solteira consagrada a Virgem Maria.

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      O fato de você ser mãe solteira não impede de você ser consagrada a Virgem Maria. O que impede é se você estiver em situação irregular na Igreja. Exemplo: você não pode se consagrar se estiver: casada ou amasiada com alguém sem o sacramento do matrimônio. Para saber mais sobre o assunto, recomendo este artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/quem-pode-fazer-a-consagracao-a-maria/
      Qualquer dúvida, por favor, entre em contato.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde hoje e sempre!
      Natalino.

  9. Natalino, bom dia!

    Estou em processo de nulidade, estou namorando e estou seguindo em castidade, posso me consagrar?

    Desde já, obrigada.

    • Natalino Ueda

      Cara Tamme,
      Recomendo que você espere sair a declaração de nulidade do seu Matrimônio, pois enquanto você não recebe esta declaração você continua casada e não poderia namorar. Isso impede que você renove as promessas batismais através da consagração. Pois, renovar as promessas batismais significa romper com o pecado e, mesmo vivendo um namoro casto, você está em estado de pecado.
      Outra alternativa é que você converse com seu namorado, termine o namoro e espere sair a nulidade para voltarem. Dessa forma, você não estaria mais em estado de pecado, poderia se confessar e se consagrar.
      Que Deus te abençoe e a Virgem Maria te oriente no caminho de Jesus Cristo.
      Natalino.

  10. Boa tarde amigo irmao,

    Eu casada, mas so no Civil. o esposa nao quer ir a Igreja. Ja estou envelhecendo e noa posso cumprir com serto deeres catolicos Comunhao estou na legiao de Maria. Mas sempre com pregunta se sloteira ou nao casada na Igreja pode continar a ser Legionaria.

    Muito obrigada
    Maria

  11. Bom dia, Natalino eu fui casada na igreja protestante, e no civil, já me divorciei tenho um filho, estava namorando mas terminei, pois quero me consagrar e sei que estaria em pecado se assim continuasse. mas surgiu-me a dúvida se o fato de ter sido casada na igreja protestante, me faz estar em consonância com as regras da consagração de acordo com o tratado

    • Natalino Ueda

      Cara Adriana,
      O fato de você ter sido casada na igreja protestante não é um problema, desde que você se prepare devidamente e faça uma boa confissão, como todas as outra pessoas que se consagram. A exigência que se faz para que vai se consagrar é o propósito de ser fiel às promessas do Batismo: renunciar ao mal, ao pecado e a Satanás; e cumprir os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja.
      Natalino.

  12. Tenho um namorado que e da igreja batista eu sou catolica, quero mim consagrar sera que devo.

    • Natalino Ueda

      Cara Cirlane,
      Você pode se consagrar, sem problemas, desde que tenha a reta intenção de permanecer fiel a Santa Igreja Católica. Recomendo que procure um diretor espiritual. Pode ser um leigo que conheça a consagração para lhe orientar melhor a respeito da sua situação.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  13. Leandro de Jesus dos Santos

    Eu e a minha mãe somos Padrinho de Batismo da minha prima.E gostaria de saber qual é a diferença entre Padrinhos de Batismo e de Consagração e também quero saber se alguém pode ser consagrada uma vez ou pode ser 2 vezes?

  14. adolescentes sem primeira eucaristia pode fazer a consagração?

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      Cara Ana,
      Faz parte da espiritualidade da consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria, a comunhão eucarística. Podemos até dizer que este é o ápice, o ponto mais alto da espiritualidade da consagração. Por isso, recomendo que você faça primeiro pelo menos a 1ª comunhão, para depois se consagrar. Quanto ao Crisma, o ideal é que também tivesse recebido, dependendo da sua idade, mas pode-se fazer depois, já que não faz parte da essência da consagração. Aproveite esse tempo e já vá entregando tudo nas mãos da Virgem Maria, até mesmo esse tempo de espera, como sacrifício de amor a ela e a seu Filho Jesus Cristo.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  15. Gostaria de saber se uma criança que já é batizada na igreja pode ser consagrada pela segunda vez? Pelo padrinho

  16. Leandro de Jesus dos Santos

    Eu e minha mãe somos Padrinhos de batismo da minha prima. Porém fiquei sabendo que a Consagração é um ato devocional e não faz parte do Sacramento!!
    O Meu pai e a minha tia são Padrinhos de Batismo da minha sobrinha!!! Eu gostaria de saber se uma criança pode ser consagrada várias vezes?

  17. Sou noiva, mas moramos juntos eu posso me consagrar?

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      Como você está vivendo em situação irregular, recomendo que faça a consagração somente depois de se casar. Pois, mesmo que você se consagre, não poderá viver bem sua consagração, que exige a busca por permanecer em estado de graça, a Confissão e a Comunhão.
      Desde já entregue a Virgem Maria a sua vida, para que ela cuide de todas as coisas, segundo os desígnios de Deus.
      Natalino.

  18. Bom dia, tenho 23 anos e ainda estou Fazendo a Primeira comunhão/crisma, tenho vontade de me consagrar, gostaria de saber se posso fazer agora, ou tenho que esperar ter feito a primeira comunhão?

  19. MARCIA CRISTINA ISSA MARINS PINTO

    Boa tarde! Tenho um neto que deverá ser batizado em fevereiro. Gostaríamos de consagrá-lo também, porém o padrinho de consagração não poderá estar presente no dia do batismo por questões de trabalho e distância de cidades. O meu neto poderá ser consagrado antes de ser batizado? Haverá a oportunidade do encontro de todos agora em dezembro e gostaríamos de fazer esta consagração.

  20. Olá!
    Tenho minha madrinha de batismo, gostaria de saber se posso escolher outra madrinha pra consagração a Nossa Senhora.

    • Natalino Ueda

      Cara Carla,
      A consagração a Nossa Senhora não tem madrinha ou padrinho, mas apenas uma testemunha, que pode ser um Padre ou um leigo. Além disso, essa testemunha é facultativa, ou seja, não é obrigatório nem mesmo ter uma testemunha da consagração. Pois, a consagração não é um sacramento, como o Batismo, mas apenas um compromisso pessoal diante de Jesus Cristo e da Virgem Maria.
      Natalino.

  21. Ola! Tenho 20 anos e vou crismar este ano, pois não crismei no momento certo. Mas ja fiz primeia comunhão. Posso fazer a consagração mesmo assim?

  22. Boa tarde, sou catequista e gostaria de valorizando os 300 anos de N. Sra aparecida sugerir na minha capela a consagração. ano passado vi que teve na capela vizinha e achei muito lindo esse gesto de amor a Maria. Gostaria de saber a partir de que idade as crianças podem se consagrar? como preparar essas pessoas? Como seria essa consagração? porque vi na capela vizinha q teve até m
    adrinha de consagração.

  23. Vou receber minha primeira comunhão em abril mais quero mim consagração em março junto com minha fraternidade posso?

    • Natalino Ueda

      Wilamis,
      O ideal é que tenha feito a primeira comunhão antes de fazer a consagração. Pois, receber a comunhão faz parte da vivência da consagração. No entanto, não há nenhuma proibição explícita nesse sentido. Caso for fazer a consagração mesmo assim, é necessário que pelo menos esteja em estado de graça. Por isso, como recomenda São Luís Maria, é bom confessar-se alguns dias antes da consagração.
      Deus te abençoe e a abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  24. Me convidaram para ser um padrinho de consagração de uma linda menina e eu não sou batizado
    Posso ser padrinho de consagração ?

    • Natalino Ueda

      Caro Thaylison,
      Primeiramente esclarecemos que não existe padrinho de consagração. O que as pessoas podem ter é uma testemunha da consagração, que normalmente é uma pessoa já consagrada a Nossa Senhora. Tendo em vista que você não é nem mesmo batizado, não seria apropriado ser essa testemunha. No entanto, tendo em vista que a testemunha da consagração não é nem mesmo obrigatória e que somente atesta que aquela pessoa fez a consagração, você até poderia ser essa testemunha. De qualquer modo, seria bom consultar o pároco ou responsável da comunidade onde essa pessoa se consagrará. Isto para que não haja um desacordo com o costume adotado para as consagrações nessa comunidade.
      Natalino.

  25. Ola tenho 15 anos e ainda estou fazendo o crisma posso me consagrar?

  26. Oi eu tenho 12 anos e queria muito fazer a consagração pra estar mais perto de Jesus Cristo pelas mãos de Maria Santíssima.
    Mais eu queria saber se o tratado seria muito díficil para mim entender???
    Obrigado .

  27. Oi boa tarde natalino tenho 26 anos e quero me consagra a nossa senhora mais eu não tenho a primeira comunhão e nem crisma posso me consagra ????

  28. Gostaria de fazer a Consagração, mas estou em dúvida sobre a castidade. Estou empenhada em manter a castidade, mas quem se consagra e comete após a Consagração algum pecado contra a castidade será considerado um pecado maior. Penso que talvez seja melhor não prometer, como na passagem Mateus 21, 28-32. Por favor, me oriente.

    • Natalino Ueda

      Cara Mariana,
      O próprio São Luís Maria responde sua pergunta:
      “Se, por acaso, o ofenderdes, humilhar-vos-eis em continente diante dele, pedir-lhe-eis perdão humildemente, lhe estendereis simplesmente a mão, e vos levantareis amorosamente, sem perturbação nem inquietação, se sem desfalecimentos continuareis a caminhar para ele” (TVD 215). A consagração a livrará de todo escrúpulo e medo de Deus e lhe dará forças para permanecer em estado de graça e, se por um decuido pecar, Jesus e Maria lhe darão a graça de levantar-se rapidamente e continuar a progredir na fé. Para saber mais, recomendo o seguinte link:
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/consagracao-caminho-para-encontrar-o-amor/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde!
      Natalino.

  29. Olá, sou batizado e estou fazendo a catequese, ainda não recebi a primeira eucaristia, posso me consagrar agora ou é melhor esperar receber a primeira comunhão?

    • Natalino Ueda

      Caro Anderson,
      É recomendável que espere receber a primeira comunhão para se consagrar, pois uma das práticas exteriores da consagração é a Comunhão na companhia da Virgem Maria. Enquanto se prepara para fazer a primeira comunhão, você pode ler o Tratado, como forma de preparação para a consagração.
      Deus te abençoe!
      Natalino.

  30. Olá, Tenho 13 anos estou fazendo a Primeira Comunhão ,E desejo saber Oque realmente significa a consagração?, e Depois desta reposta eu tenho certeza que eu vou querer me consagrar!, Espero que Rezem por mim, Que Deus abençoe vocês junto Com a virgem Maria !Amém !

    • Natalino Ueda

      Cara Camilly,
      A consagração é uma entrega amorosa a Jesus Cristo, pelas mõas maternas da Virgem Maria. Na consagração, renovamos as promessas que fizemos ou fizeram por nós no Batismo: a renúncia a Satanás, ao mmundo e ao pecado; e a obediência às leis de Deus e da Igreja. Ao mesmo tempo, recebemos a graça especial de sermos cuidados por Nossa Senhora. Ela nos ajudará a nos aproximar rapidamente de seu Filho Jesus, a progredir no caminho da santidade e da caridade e a nos tornar seus apóstolos ou propagadores da consagração.
      Para saber mais sobre a consagração, recomendo o seguite link:
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
      Amém! Conte com nossas orações. Deus te abençoe!
      Natalino.

  31. Nunca me casei mas moro com a pessoa que já foi casada. Nesse Gostaria muito de me consagrar. O que devo fazer?

    • Natalino Ueda

      Cara Leitora,
      No seu caso, em que vive uma situação irregular, não recomendamos que faça a consagração. Pois, a consagração exige uma vida sacramental, ou seja, que você possa se confessar e que comungue com frequência. Como você vive em situação irregular, não pode receber os sacramentos e consequentemente não poderá cumprir fielmente os propósitos que fazem parte da consagração. Sendo assim, recomendamos que entregue a sua situação nas mãos de Nossa Senhora e peça a ela que lhe ajuda a regularizar sua situação perante Deus e a Igreja Católica.
      Para saber mais, recomendamos o link abaixo:
      ​https://padrepauloricardo.org/episodios/comunhao-em-pecado-grave​
      Conte com nossas orações. Deus abençoe!
      Natalino.

  32. Tem Alguma Idade Certa Para De Consagrar?
    Se Consagramos Sozinhos ?

  33. Estou fazendo o Consacrete do Tratado da Nossa Senhora me surgiu uma duvida Vive com o meu companheiro a mais de 16 anos não sou casada ele e divorciado recebo a Eucaristia eu posso faze a Consagração com a Nossa Senhora.

  34. Leandro de Jesus dos Santos

    Eu e a minha mãe somos Padrinhos de Batismo da minha prima,que atualmente tem 15 anos!!
    O meu pai e a minha tia(irmã da minha mãe) são Padrinhos de Batismo da minha sobrinha, e eu e a minha outra tia somos Padrinhos de Consagração,mas eu sei que a Consagração não é Sacramento,é ato devocional,e perante a Igreja Católica,só serão considerados os Padrinhos de Batismo!!!
    Eu gostaria de saber se pode ter vários Padrinhos e várias Madrinhas de Consagração,ou seja,pode ser consagrada várias vezes?

    • Natalino Ueda

      Caro Leandro,
      A consagração é uma devoção e não um sacramento, por isso não tem um caráter jurídico como o Batismo. No entanto, a consagração tem um valor espiritual e, por isso, os padrinhos de consagração deveriam ter uma profunda devoção a Virgem Maria, rezar pelos seu afilhado(a) e assumir o papel de conduzi-lo(a) para a devoção mariana. Quanto a ter vários padrinhos e madrinhas e fazer várias consagrações, não vejo que é salutar porque banaliza e desvaloriza a consagração. Penso que a consagração deve ser feita novamente somente quando a pessoa tiver o uso da razão, e faça a consagração por livre e espontânea vontade. Além disso, certamente que uma atitude de ter vários padrinhos e madrinhas e fazer várias consagrações será mal vista, como um exagero na devoção mariana, pelos padres e fiéis. Sendo assim, não recomendamos que faça tal prática. Sobre o tema, sugerimos o seguinte link:
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-dos-filhos-e-valida/
      Deus abençoe.
      Natalino.

  35. Só pode se consagrar depois da crisma? Tenho 12 anos e tenho vontade de me consagrar

  36. Quero me consagrar a Nossa Senhora Aparecida, mas minha madrinha não estará por aqui nesta data. Posso me consagrar na missa e mesmo assim continua tendo ela como madrinha, mesmo ela não estando presente?

  37. Quero me consagrar a Nossa Senhora, mas tenho uma dúvida… Fui casada somente no civil, me divorciei e tenho um filho… Posso me consagrar?

    • Natalino Ueda

      Cara Leitora,
      Na sua situação, você pode se consagrar a Nossa Senhora se está arrependida do pecado que cometeu, se confessou e não tem o propósito de ofender novamente a Deus cometendo esse mesmo pecado, de se casar-se novamente sem receber o sacramento do Matrimônio, você pode se consagrar. Você não pode se consagrar se você tem o pecado como projeto de vida, ou seja, não deseja se converter e viver somente conforme a lei de Deus e da Igreja.
      Deus a abençoe.
      Natalino.

  38. Vicente Paulo Maciel

    Para consagra então primeiro deve ler este livro no link abaixo ?

    http://www.amen-etm.org/TratadoDaVerdadeiraDevocao.pdf

    Depois ler esta preparação no link abaixo ?

    https://www.nospassosdemaria.com.br/Livros/02-Preparacao.pdf

    No final fazer a consagração como no link abaixo ?

    http://consagrate.com/download/CONSAGRACAO-A-JESUS-CRISTO.pdf

    Está certo esses passos ?

    • Natalino Ueda

      Caro Vicente,
      Salve Maria!
      Os passos para a consagração estão corretos, mas o livro de preparação não é para ser lido, mas têm as orações a serem feitas no mês de preparação.
      Deus o abençoe!
      Natalino.

  39. Queria muito consagrar-me a Maria Santíssima, tenho um namorado, porém vivemos a castidade, estamos juntos a seis meses, ele é ateu. O que o Senhor acha que devo fazer?

  40. Sou consagrado a um Carisma dentro de uma Comunidade de Vida, gostaria de saber se posso me consagrar a Virgem Maria e se o processo de consagração é normal, eu tem alguma particularidade pelo fato de eu já ser consagrado.

    • Natalino Ueda

      Caro João,
      Salve Maria!
      Pra quem, como você, é consagrado a um Carisma, dentro de uma Comunidade de Vida, não há nanhuma diferença no processo de consagração. Mas, depois de consagrado, o que muda é que não é necessário acrescentar práticas de piedade marianas, pois certamente já as deve ter em sua Comunidade. Caso queira, pode acrescentar as orações que desejar, mas será opcional. Para você viver bem sua consagração, bastará que cumpra suas obrigações enquanto católico e consagrado, entregando tudo a Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Maria. Além disso, sua vida, sua vocação, seu estado de vida, nada mais lhe pertencerá. Pois, entregamos tudo a Jesus, pelas mãos de sua Mãe santíssima.
      Deus o abençoe!

  41. Pode ter madrinha de consagração ?

    • Natalino Ueda

      Caríssima Ana Carolina,
      Salve Maria!
      Na consagração não tem madrinha ou padrinho, como no Batismo, mas apenas uma testemunha, que pode assinar a folha com o ato de consagração com você.
      Deus a abençoe!

  42. Salve Maria!
    Natalino, pretendo consagrar-me dia 13 de maio. Porém, só irei receber o sacramento da Crisma lá para o final desse mesmo mês. E eu sou solteira, participo das Missas, comungo e não tenho nenhum impedimento do tipo “ser de segunda união”, etc. Você acha que daria para me consagrar mesmo que no dia 13 eu ainda não tenha recebido a Crisma? A Missa da cerimônia será até na semana após esse dia, eu acho, pois vai ser no final no mês de maio.

    • Natalino Ueda

      Cara Bruna,
      Salve Maria!
      Certamente que você pode se consagrar sem ter recebido o Crisma, pois está em situação regular e depois de alguns dias receberá o Sacramento.
      Deus a abençoe!

  43. Por favor me ajude. Eu moro junto sem o sacramento do matrimónio ja faz 7 anos e eu e minha esposa fizemos a primeira comunhão e o crisma também a pouco tempo e eu também fiz a consagração a nossa senhora já vai fazer 1 ano mais agora lendo as pergunta e as respostas me veio umas dúvidas me ajude por favor tudo isso esta inválidos a consagração a primeira comunhão e a crisma? E agora? Eu sou ou não consagrado

  44. Caro Natalino,
    Não sou mais pura, mas me arrependo muito e tenho um enorme desejo de me consagrar à Santíssima Virgem Maria. Posso me consagrar ou não?

  45. José edjanio soares morais

    Por favor me ajude. Eu moro junto sem o sacramento do matrimónio ja faz 7 anos e eu e minha esposa fizemos a primeira comunhão e o crisma também a pouco tempo e eu também fiz a consagração a nossa senhora já vai fazer 1 ano mais agora lendo as pergunta e as respostas me veio umas dúvidas me ajude por favor tudo isso esta inválidos a consagração a primeira comunhão e a crisma? E agora? Eu sou ou não consagrado

    • Natalino Ueda

      Caro José,
      Salve Maria!
      Sobre a sua situação, a consagração e os sacramentos que recebeu são válidos. Mas, você os recebeu ilicitamente, ou seja, não deveria ter recebido os sacramento e feito a consagração até que regularize a sua situação perante a Igreja. Para ser mais claro, você recebeu os sacramentos e fez a consagração em estado de pecado, o que agravou ainda mais a sua situação perante Deus. Sendo assim, recomendamos que regularize sua situação o quanto antes.
      Para saber mais, recomendamos que acesse o vídeo do link abaixo:
      https://padrepauloricardo.org/episodios/o-drama-dos-casais-em-segunda-uniao
      Deus o abençoe!

  46. Caro Natalino,
    Salve Maria!
    Estou com algumas dúvidas mesmo já tendo tirado algumas lendo as perguntas/respostas de outras pessoas.
    Tive dois relaciomentos, mas não casei com nenhum dos dois, mas agora estou solteira e tenho dois filhos e o mais velho, que atualmente tem 16 anos, fez crisma o ano passado e está querendo se consagrar a Nossa Senhora. Eu sempre tive essa vontade e estou querendo me consagrar também. Minha dúvida é: depois da consagração como podem ser os relacionamentos? Uma pessoa consagrada pode namorar? Meu filho que tem 16 anos pode namorar? Como seria esse namoro?

    Desde já agradeço

    Deus o abençoe

  47. Oi, tenho 15 anos, ainda não fiz crisma, mas sinto uma vontade muito grande no meu coração de me consagrar a Nossa Senhora.
    Seria certo que eu me consagrase antes da crisma?

    Obrigada

    • Natalino Ueda

      Cara Millena,
      Salve Maria!
      Certamente que você pode se consagrar, pois o essencial para você fazer a consagração é ter feito a primeira comunhão. Mas, de qualquer forma, é bom que você providencie para receber o crisma o quanto antes.
      Deus a abençoe!

  48. Minha filha já é batizada, Isso aconteceu alguns anos atrás, só que os padrinhos de batismo não são presente em sua vida, e percebi que isso deixa ela muito triste. Quando batizei ela, não tinha a opção de madrinha de consagração, e hoje eu gostaria que ela tivesse, pois tenho a certeza que essa pessoa é presente em sua vida e se que deixaria minha filha muito feliz. É possível fazer ela ter a madrinha de consagração ela sendo batizada?
    Isso é muito importante para nós.
    Obrigada, e deus abençoe.

    • Natalino Ueda

      Cara Mariana,
      Salve Maria!
      Fico triste pela situação de sua filha. Você poderia consagrá-la, pois a consagração é uma devoção independente do Batismo, e conseguir uma madrinha de consagração para ela. Você pode fazer isso em casa mesmo, diante de uma imagem ou quadro da Virgem Maria, ou pedir para um padre fazer a consagração na igreja.
      Deus a abençoe!

  49. Olá, tenho uma dúvida, sou uma jovem e quero saber se me consagrar a Maria eu vou poder namorar ou se casar?

    • Natalino Ueda

      Cara Maria Eduarda,
      A consagração não é como um voto de celibato, no qual não se pode namorar ou casar. A consagração é possível à todos os estados de vida, por isso você pode se consagrar e, mesmo assim, namorar e casar.
      Deus a abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com