São Luís Maria Grignion de Montfort nos fala da escravidão de amor a Santíssima Virgem Maria como caminho perfeito para ir, para nos unir, a Jesus Cristo.
No quinto capítulo do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, Montfort nos fala dos motivos para fazer a consagração total a Jesus, por Maria. O quinto motivo, apresentado pelo Santo é que a verdadeira devoção a Virgem Maria é um “caminho fácil, curto, perfeito e seguro para chegar à união com Deus, na qual consiste a perfeição cristã” (TVD 152). Neste post, trataremos da consagração a Nossa Senhora como caminho perfeito para nos unir mais perfeitamente a Cristo.
Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.
São Luís Maria afirma que a consagração a Santíssima Virgem é um “caminho perfeito para ir e para se unir a Jesus Cristo, porque Maria Santíssima é a mais perfeita e a mais Santa das puras criaturas, e Jesus Cristo, que veio a nós de maneira perfeita, não escolheu outro caminho para a sua grande e admirável viagem” (TVD 157). O Verbo Eterno veio até nós por meio da humildade de Maria, sem nada perder da sua divindade e santidade. Por isso, “é por Maria que os pequeninos devem subir, perfeita e divinamente, ao Altíssimo, sem nada temer” (TVD 157).
Luís de Montfort diz que, ainda que se fosse aberto outro caminho – “um caminho novo para ir a Jesus Cristo, revestido com todos os méritos dos bem-aventurados, ornado com todas as suas virtudes heroicas, iluminado e enfeitado com a luz e a beleza de todos os anjos, e que os anjos todos e os santos nele se encontrem para conduzir, defender e sustentar aqueles e aquelas que por ele queiram seguir” (TVD 158). – com certeza absoluta escolheria o caminho imaculado de Maria (cf. Sl 17, 33), “caminho sem mancha alguma nem defeito, sem pecado original nem atual, sem sombras nem trevas” (TVD 158).
O Santo nos ensina que quanto nosso amável Jesus Cristo vier à Terra pela segunda vez, virá em sua glória, para reinar. Como da primeira vez, “não escolherá outro caminho para a sua vinda, senão Maria Santíssima, por quem veio tão segura e perfeitamente primeira vez” (TVD 158). A diferença entre a primeira e a última vinda é que a primeira foi secreta e escondida, e a segunda será gloriosa e triunfante. Porém, as duas são perfeitas, pois a primeira aconteceu por intermédio de Maria e a segunda também acontecerá por meio dela. “Eis um mistério que não se compreende: Que toda a língua aqui emudeça!” (TVD 158).
Assim, compreendemos que Jesus Cristo veio ao mundo pelas mãos da Virgem Maria e, na sua segunda e definitiva vinda, certamente Ele também virá por meio de sua Santíssima Mãe. Jesus escolheu o caminho mais perfeito para vir ao mundo e nos convida a trilhar esse mesmo caminho, que é entrega total a Nossa Senhora. Pois, quando nos entregamos inteiramente a Sua Mãe, ela tem maior liberdade para gerar seu Filho em nós. Quando nos entregamos a Maria por esta consagração total, nos unimos de modo pais perfeito a Jesus Cristo, nos configuramos de modo mais perfeito a Ele. Por isso, nos consagremos inteiramente a ela e deixemos que Nossa Senhora nos uma de modo mais perfeito a Jesus Cristo.