Padre Paulo Ricardo tira algumas dúvidas em relação ao uso do véu e da saia, para as mulheres e sobre o uso da corrente ou outro distintivo, para todos os consagrados a Maria.

O uso do véu, da saia e da corrente na consagração a MariaNeste artigo, Padre Paulo Ricardo tira algumas dúvidas em relação ao uso do véu e da saia, para as mulheres e sobre o uso da corrente, ou outro sinal distintivo, para todos os consagrados a Maria: Surgiram alguns equívocos, mal entendidos, em relação à consagração. Algumas pessoas me viram pregando sobre o piedoso uso do véu para as mulheres na Igreja. Usar o véu é uma coisa boa e piedosa, mas não tem nada a ver com a consagração. A consagração também não tem nada a ver com usar saia. Na opinião dos homens a mulher fica mais bonita e elegante de saia. Sei que não é prático, mas quem disse que é prático ser mulher.

Tudo aquilo que é bom e precioso é trabalhoso. As mulheres são preciosas, por isso, dá trabalho ser mulher. Eu aconselho, acho bom, bonito, é a tradição da Igreja. Nós precisamos de um movimento de mulheres usando saia, pois existe na sociedade uma mentalidade revolucionária de que o homem é igual a mulher e vice-versa.

Qual a importância das mulheres usarem saias e vestidos? E a corrente, qual seu significado na consagração?

Os homens precisam ser homens e as mulheres precisam ser femininas. É bom que seja assim. Porém, o uso da saia não é obrigatório na consagração. Você, mulher, pode usar calça jeans, mas não sei se Nossa Senhora compraria. Foi golpe baixo agora né? Vamos fazer esse movimento de consagração e eu não queria que essas pequenas coisas, que são boas e bonitas, intimidassem as pessoas de usar o método de São Luís Maria e de fazer a consagração. O importante é abraçarmos a essência da consagração.

Para a consagração, se aconselha que a pessoa tenha sempre consigo um pequeno distintivo que lembre a sua consagração, pois o homem é um ser que esquece. Estive nos Estados Unidos, e preguei um retiro para seminaristas, numa diocese perto de Chicago, e para minha surpresa tinha um grupo de dez seminaristas com uma corrente no braço. Tem que ser um sinal claro que é uma corrente, não uma pulseira. Eu perguntei a um deles e ele respondeu que fizeram a consagração. A corrente é um sinal, um testemunho, um apostolado. Esse sinal pode ser também uma medalha, um anel, que é sinal da sua escravidão, que vai lembrar sempre que você não se pertence, que você se entregou.

Assim, o uso da corrente ou outro sinal é muito recomendado para que faz a sua consagração a Virgem Maria, porém, não é obrigatório. Como já foi dito, recomenda-se o uso de um sinal exterior par nos lembrarmos que somos consagrados, mas também serve como meio de propagar a devoção a Virgem Maria. Quanto ao uso do véu e de vestido ou saia para as mulheres, estes são recomendados, mas não tem relação com a consagração. Trata-se apenas de promover uma cultura que conserva os valores culturais. A essência da consagração é a entrega total nas mãos de Nossa Senhora, que é uma realidade mais interior, por isso, o que é exterior não é o mais importante.

Este é o oitavo artigo da série “Como fazer a consagração?”, retirado de palestras do Padre Paulo Ricardo no I Consagra-te de Cuiabá, em 2011. Leia também o primeiro artigo, intitulado “Qual é o segredo para a felicidade?“, o segundo, “Como entregamos os bens materiais a Virgem Maria?“, o terceiro: “Como entregar meus bens espirituais a Virgem Maria?“, o quarto: “Por que Rebeca é a imagem da Virgem Maria?”, o quinto: “Por que precisamos da Virgem Maria?“, o sexto: “Entregue tudo nas mãos de Nossa Senhora“, e o sétimo: “A principal arma espiritual da consagração“.


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

81 Comentários

  1. Elizângela Souza

    Eu já fui consagrada, quando era pequena junto com o Batismo…
    O que posso fazer para “tipo que” reatar esta intimidade com Nossa Senhora que vocês sempre falam no blog?
    Agradeço desde já. Que Deus abençoe todos vocês!

    • Natalino Ueda

      Elisangela,
      Recomendo que vc leia o Tratado da Verdadeira Devoção, faça a preparação e faça a sua consagração pessoal, agora de forma consciente, pois esta consagração feita quando criança precisa ser assumida, mas sem conhecer bem a consagração não é possível. Depois da leitura, da preparação, faça a consagração conforme pede São Luís Maria. Certamente depois de entregar tudo nas mãos através da consagração, conforme o método de São Luís, vc terá muito mais intimidade com a Virgem Maria e ela a aproximará mais de Jesus.

    • Quando nos consagramos uma vez,é pro resto da vida,não existe desconsagração,mais existe você passar a não viver a consagração,existe você esquecer a consagração, por mais que isso aconteça,você nunca deixara de ser consagrada ,por mais que isso aconteça o seu coração sera sempre de Maria,então agora você ja pode se reconciliar com nossa mãezinha e procure viver a consagração.. Paz e Bem 🙌⚓ Salve Maria 😇

  2. eu só tenho uma dúvida: a Igreja, o Santo Padre o Papa Bento XVI já aprovou esta consagração??

    • Natalino Ueda

      O Papa que aprovou esta consagração foi Pio IX em 12 de maio de 1853, antes da beatificação e canonização de São Luís Maria. Por ser o escrito de um santo, está isento de erros. Até mesmo papas foram consagrados a Maria pelo método de São Luís, como Leão XIII, Pio XII e João Paulo II. Se vc achar interessante, leia esta página, que fala um pouco sobre a aprovação do Tratado: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/tratado/

  3. Não creio que usar calça vai deixar a mulher menos feminina. Existem calças e calças… formas e formas de usá-las.
    Creio que deveríamos incentivar, na verdade, o uso de uma estola, echarpe (ou outro nome) para certas mulheres usarem tampando decotes e costas de fora durante as celebrações.
    O véu não tampa nada disso…

    • Natalino Ueda

      Respeitamos a sua opinião em relação ao uso de calças. Quanto ao véu, o sentido dele é uma volta a um costume que santificou as mulheres durante séculos. Estas são apenas indicações de costumes tradicionais que se perderam por causa da secularização. Porém, como dissemos, estes não são obrigatórios, mas apenas recomendações, como de uma mãe que quer o bem dos filhos. Deus te abençoe!

  4. Boa noite! Quanto ao uso da saia para mulheres, tenho algo a dizer. Geralmente, uso vestido ou saia para ir à igreja, até mesmo porque acho bonito. Mas um dia desses houve um fato negativo. Em uma missa de cura e libertação, uma mulher repousou em espírito e sua calcinha ficou aparecendo. Tudo bem que o povo de Deus levou em conta a situação e muitos homens fecharam seus olhos. Mas, depois desse fato, sempre vou de calça às missas de cura e libertação. Na Canção Nova mesmo, é complicado, porque ficamos em arquibancadas, por muitas horas seguidas. A calça nos dá mobilidade e conforto, para sentar, subir, e até deitar quando necessário. Sem contar que algumas vezes estou em igrejas lotadas, em missas ou encontros demorados, e sempre cedo meu lugar a quem precisa. Desse modo, acabo me sentando e me ajoelhando no chão, fato que não seria possível usando saia.
    Bem, essa é apenas a opinião de uma mulher, mas gostaria, se possível, maiores esclarecimentos sobre o assunto.

    • Natalino Ueda

      Erica, é muito prudente a sua atitude de não usar saia ou vestido em determinados locais e ocasiões. É recomendado também que as saias ou vestidos sejam longos, evitando alguns inconvenientes. Isso é apenas uma sugestão para tornar mais fácil a sua vida. Deus abençoe seu esforço para mostrar a beleza de ser mulher, ainda que isso não seja compreendido por muitos.

    • Pode_se usar shortz por baixo da saia… há shortz especificos para isso. Observando sempre o tamanho pois nao adiantaria nada a utilizacaode saias ou vestidos a itacao de Maria( no sentido total nao simples da vestes, mas de imitar a serva fiél escolhida de Deus) e nao observar a modéstia.

  5. Maria Alcidia Mérida Machado

    Me consagrei a Nossa Senhora, no dia 06 /12 /2012. Fiz a consagração conforme pede o livro São Luis Maria Grignion de Montfor ( Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem ) Agora estou fazendo o curso novamente para renovar meus votos,que vai ser no mes de Novembro. E hoje no dia de Nossa Senhora do Carmo resolvi completar meus votos com a corrente. Me consagrei totalmente a VIRGEM MARIA….Que Jesus, Maria e José me de coragem, não só a mim mas a todas as pessoas que vivem a para DEUS .AMEM

  6. Elisabeth Freire de Carvalho

    Salve Maria! Eu já sou consagrada à Virgem Maria, segundo S. Luís Maria de Monfort. Gostaria de assinar o blog, mas já fiz várias tentativas e “não recebo” o tal e-mail de confirmação. Gostaria de saber o que mais devo fazer. Abçs

    • Natalino Ueda

      Salve Maria! Cara Elisabeth, fiz sua inscrição e você deve receber um e-mail de confirmação. Pode ser que este seja considerado spam, e por isso, não apareça na sua caixa de entrada. Caso vc não receba, verifique, por favor, se a mensagem não está junto com os spams.

  7. SALVE MARIA! Bom tenho de discordar acho que em tempos dificeis como este que estamos vivendo devemos seguir a risca os mandamentos de DEUS e de MARIA e devemos sim nos vestir como mulheres de saia ou vestidos, e que estes sejam do joelho para baixo porque assim diz o senhor : O homem não se vestira de mulher nem a mulher se vestira de homem aquele que o fizer será abominavel diante do Senhor, seu Deus. deut.22,5.E disse ainda mais:Eis que venho como ladrão!Feliz daquele que vigia e guarda suas vestes´para que não ande nú,ostentando sua vergonha.apoc.16,15 Portanto consagrados a nossa senhora ou não sejamos obedientes a Jesus e Maria dando-lhes o devido respeito nos vestindo feito mulheres,comungando de joelhos,rezando o santo rosário todos os dias rezando rezando sem cessar.E podemos colocar uma bermuda comprida por baixo da saia ou uma meia calça grossa que evita qualquer tipo de imprevisto como no caso da nossa cara Érica Costa acima.

  8. Olá padre, eu sempre pensei a respeito dos sinais para os lembrar da escravidão, no tempo bíblico os escravos usavam brinco, colar e tatuagem para indicar escravidão propriedade do seu senhor, pensando nisso eu, como sou jovem tenho muita vontade de fazer uma tatuagem que ajude a lembrar sempre quem é o meu Senhor pois tenho muitos problemas com o pecado e as seduções que o mundo oferece, uso meu cordão para me ajudar a não esquecer minha consagração, mas mesmo com ele as vezes me esqueço, não sei se com a tatuagem seria diferente, mas queria que colocasse as claras essa questão, caso aumente o meu desejo em me tatuar eu possa ou não fazer isso.
    Muito obrigado Paz e Bem – Nossa Senhora das Mercês, Rogai por nós.

  9. LILIANE VIANA DE BRITO

    quanto a questão de saia é só usar com shorte .e com certeza nada dará errado,e se nós fomos dar testemunho e reverencia no vestir com certeza com o tempo as vestes mudaria mesmo,ex;APOSTOLADO DA ORAÇÃO sempre saia modelo certo para celebração.

  10. Que maravilha, muito bom entender e ter a sabedoria de compreender tudo o que nos foi passado sobre o consagrado ou a quem quer seguir colocando Maria sempre a frente de tudo. assim deixaremos de fazer coisas que não agrada a JESUS com o auxilio de nossa MÃE que tambem é a MÃE de JESUS, obrigada e SALVE MARIA.

  11. Por favor qual melhor corrente para se usar? tenho alergia, mas eu e meu noivo vamos usar a corrente, onde posso compra-la? Obrigada

  12. uma memima os dia ma missa domimgo ela gosta de mim deus os abencoes

  13. Maria Helena de Oliveira Souza

    quero comprar uns 5 tratados,2 para criancas e 1 audio. qual o valor e como fazer.

  14. LUCIANA DE MORAIS DOS SANTOS

    O SEGREDO É USAR SAIA APROPRIADA, NÃO CURTA, POIS NÃO COMBINA, E ALGO POR BAIXO…
    E SE FOR USAR VESTIDO EVITAR DECOTES, PARA QUE TODOS ESTES GESTOS SEJAM SANTOS!

  15. Paz de Cristo,

    Me tire uma dúvida por favor: sou viúva e na missa naturalmente uso o véu preto.
    Estou fazendo a Consagração a Nossa Senhora e pergunto se, no dia da consagração, devo usar véu branco que simboliza a pureza de Maria, ou devo usar o mesmo véu preto costumeiro.
    Salve Maria,

    Carla

    • Natalino Ueda

      Carla,
      Por tradição, a mulher viúva usa o véu preto, por isso, mesmo que você vá fazer a consagração e o véu branco simbolize a pureza de Maria, nem todas as pessoas saberão disso. Por isso, aconselho você a usar o véu preto, como de costume, para evitar qualquer tipo de confusão nas pessoas. Deus te abençoe e a Virgem Santíssima seja sempre presença de Mãe em sua vida!

  16. Euq ueria saber aonde posso comprar a corrente para minha consagração…se puderem, respondem para o meu email. Obrigado

  17. onde compro o véu para participar das missas?
    Sou casada,que cor devo usar?
    Obrigada e fique com Deus.

    • Natalino Ueda

      Cara Rita,
      O véu geralmente é de cor branca, independentemente se a pessoa é casada ou não. Quanto ao lugar onde comprar, não sei se há um véu pronto para usar, mas acredito que em lojas de tecido você deve encontrar o véu para fazer do tamanho que quiser. Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre seu auxílio e proteção!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  18. Olá,meu nome é David e irei me consagrar no mês de maio pois sou devoto de Nossa Senhora de Fátima.Minha dúvida é : Se por ventura não ter possibilidade de ser consagrado no dia 13,teria problema ser em outra da no próprio mês de maio ? desde já agradeço a resposta.E gostaria de parabenizar as ótimas explicações,foram de grande ajuda,estou repassando para alguns amigos que assim como eu estão prestes a consagrar-se.

    • Natalino Ueda

      Caro Davi,
      Caso você não consiga se consagrar no dia 13 de maio ou outra data mariana, a consagração também pode ser feita numa Missa de Domingo, dia do Senhor, pois a consagração é a Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Maria. Fico feliz em poder ajudar. Que Deus abençoe você e seus amigos que vão se consagrar a Virgem Maria.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  19. Bom dia.. Eu gostaria de saber o significado de usar a corrente da consagração no pulso, na cintura, no pé e no pescoço. Se Deus quiser vou me consagrar esse ano e ainda tenho essa dúvida.

    Deus o abençoe sempre !

    • Natalino Ueda

      Cara Elithiely,
      Os escravos de amor de Jesus Cristo, estes prisioneiros de Jesus Cristo, podem usar as cadeias ao pescoço, nos braços, à cintura ou nos pés, conforme o exemplo dos santos (cf. TVD 242). São Luís dá o exemplo de alguns que usaram as correntes ao pescoço, como penitência pelos colares de pérolas que tinham trazido no mundo. “Outros ainda usaram-na nos braços, para se lembrarem, nos seus trabalhos manuais, de que eram escravos de Jesus Cristo” (TVD 242). A primeira razão para usar as correntes é para que nos lembremos dos votos e promessas do seu Batismo (cf. TVD 238). “A segunda razão é para mostrar que não nos envergonhamos de ser escravos e servos de Jesus Cristo, e que renunciamos à funesta escravidão do mundo, do pecado e do demônio. Uma outra razão é para servirem de garantia e preservação contra as cadeias do pecado e do demônio. Pois temos de trazer ou as cadeias da iniquidade, ou as cadeias da caridade e da salvação” (TVD 239). Facilmente nos esquecemos dos votos e promessas que fazemos. Por isso, as correntes (ou outros sinais) são auxílio para nos lembrar que rompemos as cadeias do pecado e do Demônio e estamos presos por cadeias de amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria. Leia também este artigo sobre a consagração e o uso das correntes: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-e-o-uso-das-correntes/
      Que Deus te abençoe e a Virgem Maria o inspire, como inspirou muitos santos e santas, qual o sinal que você usará para a sua consagração a Nossa Senhora.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  20. Vou me consagrar em maio… e ainda não consegui compra a corrente… onde posso compra-lá? Como tenho a pele mais sensível queria de aço inox…

  21. joicemara jesus da silva

    olá eu queria saber se eu posso usar o véu antes de me consagrar a jesus pelas mãos de maria, vou me consagrar no dia 29 06 2014 ou espero para poder usa-lo no dia da consagração em diante? e nas celebração da semana também pode usar? ou só no domingo dia de missas, e nas adorações ao santíssimo sacramento também pode usar? e nas minhas orações particulares? desde de já agradeço se possivel me respondam em meu email. Estou muito feliz!!!

    • Natalino Ueda

      Cara Joice,
      O véu pode ser usado antes da consagração, pois não está relacionado diretamente com a consagração, apesar de que muitas mulheres que se consagram passam a usar o véu. O véu é usado tradicionalmente na Santa Missa, mas não há nenhuma norma que impeça de usar em outros momentos, como a adoração ao Santíssimo Sacramento e orações pessoais ou comunitárias. Com o uso do véu, a mulher esconde a sua glória (seus cabelos) para que a glória de Deus apareça, por isso não vejo nada de errado usá-lo em momentos de oração fora da liturgia.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  22. Silvia Loyola Ferreira

    A Paz de Jesus irmão.
    Vou me consagrar no ano que em devoção a Maria Rosa Mística.
    Não tenho dúvidas sobre a consagração pois sinto que Maria me chama.
    Porém, tenho sentido constantes angústias, pois estou conhecendo muitas pessoas que são consagradas mas não como um ato de verdadeira devoção, de doar-se; mas por ser bonito, ser moda. E assim não descobrem a importância da consagração que é deixar que Maria viva em ti.
    Nisso me surgem muitas dúvidas, pois não quero me tornar soberba e levar a consagração como amostra.
    Preciso de orientações.

  23. Oi meu nome e Luana eu quero me consagra em abril mais queria saber onde eu compro ah cadeia e os véus, sou de Brasília

    • Natalino Ueda

      Cara Luana,
      Sobre a cadeia, espero que tenha conseguido. A respeito do véu, bem como a corrente, não é de uso obrigatório para quem se consagra, mas são recomendáveis espiritualmente. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  24. Oi meu nome e Luana eu quero me consagra em abril mais queria saber onde eu compro ah cadeia e os véus, sou de Brasília, eu quero me consagra e tô em preparação mais aqui em Brasília já pesquisei muito que não sei onde eu encontro, você pode me ajudar

  25. Gostaria de entender por que os consagrados por Maria não podem ir nas missas de cura e libertação e vivem em conflito com a renovação carismatica da santa igreja catolica?

    • Natalino Ueda

      Cara Tay Vanessa,
      Não é que os consagrados a Virgem Maria não podem ir à Santa Missa de “cura e libertação” e que vivem em conflito com a RCC. É que os consagrados geralmente gostam de participar da Santa Missa mais silenciosamente. Creio eu que por querer guardar o silêncio, como a Virgem Maria. Quanto à conflitos com a Renovação, eu desconheço-os, mas acredito que são casos isolados. Deus te abençoe e a Virgem Maria derrame suas graças sobre ti.
      Natalino.

  26. ola eu queria saber duas coisa
    primeira se a pessoa que foi consagrada
    pode usa maquiagem ?
    segunda ,depois de ser consagrada
    o que temos que fazer ?
    deis de já agradeço

    • Natalino Ueda

      Cara Maria Michelly,
      Quanto à maquiagem, roupas, sapatos, joias, e tudo mais que tivermos dúvidas, eu penso que a melhor opção é sempre se perguntar: Nossa Senhora usaria maquiagem? Usaria estes sapatos? Usaria estas roupas? Usaria joias? Se de qualquer modo você queira usar, faça a opção pelo mais discreto, simples, humilde, como faria a Virgem Maria. Deus te abençoe e a Virgem Santíssima te inspire hoje e sempre.
      Natalino.

  27. pessoas consagradas podem pintar o cabelo e as unhas? porque as consagradas nao podem dançar na missa ?se for em outro lugar elas podem dançar ?

    • Natalino Ueda

      Cara Maria Michelly,
      Não devemos ficar com proibições, pode ou não pode, pois a consagração é um ato de amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria. Não é que você não possa pintar o cabelo e as unhas. Mas, se você livremente quiser, pode renunciar a tintura nos cabelos, a pintar as unhas, a usar maquiagem. Quanto a dançar na Santa Missa, que eu saiba isso não faz parte da Liturgia, por isso ninguém deveria dançar durante a celebração. Quanto a dançar em festas ou outros lugares, não é proibido, mas eu penso que não convém a uma consagrada a Santíssima Virgem dançar. Pois, na dança expressa-se a sensualidade do corpo, a pessoa de expõe aos olhares e aos toques das pessoas, o que pode ser uma ocasião de pecado. Para as mulheres, existem um critério que ajuda muito a decidir o que fazer nestes casos. Você pode perguntar para si mesma: Nossa Senhora pintaria os cabelos e as unhas? A Mãe de Deus usaria roupas apertadas ou curtas? Ela dançaria em festas ou casas noturnas, especialmente naquelas regadas a bebidas alcoólicas, onde se usa drogas, ouve-se músicas mundanas, comete-se o pecado da soberba, da vaidade, da luxúria, da gula?
      Como eu disse logo no início, a consagração é um ato de amor Deus e a Virgem Maria. Por isso, façamos nossas escolhas por amor. Se você deixar de pintar as unhas, que seja por amor a Jesus e a Maria. Se você for deixar de dançar, que também seja por amor à Mãe e ao Filho. Que Deus te abençoe e a Virgem Maria te inspire aquele estilo de vida que mais condiz com sua consagração.
      Natalino.

  28. Salve Maria!
    Eu sou Consagrada de Batismo a Nossa Senhora Aparecida,mas vou me Consagrar Escrava de Jesus por Maria dia 12 de outubro….
    Queria tirar uma única duvida.Tenho que usar vestidos e saias sempre?E se devo usar,posso usar só na Missa ou em todo lugar que eu four?
    Agradeço….

    • Natalino Ueda

      Cara Renata,
      Fico feliz por sua consagração. Sobre os vestidos e as saias, como tudo na consagração, não é uma obrigação. Mas, certamente a Virgem Maria ficará muito feliz se você se juntasse as mulheres que procuram vestir-se com modéstia para agradar primeiramente a Deus. Segue dois links de sites sobre este verdadeiro apostolado da modéstia no vestir:
      http://modaemodestia.com.br/
      http://donzelacatolica.wix.com/donzelacatolica
      Deus te abençoe e a Virgem Maria inspire seu modo de vestir.
      Natalino.

  29. Alessandra Vitor

    Salve Maria!!!
    Gostaria de saber se há alguma oração que deve ser feita ao se colocar o véu. Li em um site uma menção sobre esta oração: “Que todos olhem para Vós Deus Pai, Filho e Espírito Santo…”
    Porém, só isso, depois das reticências a oração continua? Qual o momento de fazer a oração?
    Obrigada

    • Natalino Ueda

      Cara Alessandra,
      Existem orações de imposição do véu. Uma delas é esta:
      Divino Espírito Santo, hóspede da minha alma, convencida de que a minha verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus Pai, visto este véu na minha cabeça na esperança não de aparecer, mas de desaparecer, não para atrair a atenção sobre a minha pessoa mas, para esconder-me na imitação de Maria Santíssima.
      Que todos olhem para Vós Deus Pai, Filho e Espírito Santo,
      Amém.
      Fonte: http://velatam.blogspot.com.br/2010/03/oracao-ao-vestir-o-veu.html
      Deus te abençoe e a Virgem Santíssima te guarde.
      Natalino.

  30. Jacqueline Oliveira

    Olá, gostaria primeiro de agradecer por seus textos, que estão me ajudando muito nessa caminhada para a consagração. Tenho uma dúvida, depois de fazer a consagração, poderei continuar rezando e fazendo novenas para outros santos? Esta dúvida me ocorreu pois estou fazendo a quaresma de São Miguel, e durante as orações me pareceu estranho que depois de consagrada eu possa rezá-las da mesma forma. Obrigada,

    • Natalino Ueda

      Cara Jacqueline,
      Mesmo depois de fazer a consagração você pode continuar rezando, fazendo novenas, para outros santos, inclusive colocar intenções às suas orações. A única diferença é que você não pode oferecer o valor da suas orações, pois este pertencerá a Virgem Maria. Ela usará do valor de suas orações nas causas que achar necessário. Da mesma forma que a Nossa Senhora leva nossas orações a Jesus, os anjos e os santos levam nossas preces para Ela. Nossa Mãe leva nossas orações até seu Filho Jesus, revestindo de seus méritos, por isso nossa oração terá ainda mais eficácia. Para saber mais, leia este artigo: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-entregar-meus-bens-espirituais-a-maria/
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  31. Boa noite, fiz minha consagração a pouco tempo e gostaria de saber se posso tirar minha cadeia para colocar nela um mecanismo (me fugiu a palavra) para quando, por ventura, tiver que tirar para entrar em um banco, por exemplo, fique mais fácil.

    • Natalino Ueda

      Boa noite.
      Certamente que você pode tirar a cadeia para colocar um fecho para facilitar quando você quiser tirar a corrente. Deus te abençoe e a Virgem Maria te faça fiel. Um abraço.
      Natalino.

  32. Pode usar véu com calça ?

    • Natalino Ueda

      Cara Carol,
      O piedoso uso do véu é uma tradição antiga na Igreja. Naquele tempo, todas as mulheres usavam o véu com saia ou vestido. Para seguir a tradição à risca, deveria-se usar o véu com saia ou vestido. Não existe uma proibição de usar o véu com calça comprida, mas minha opinião é que não convém adotar esta piedade, que santificou a Igreja durante séculos, pela metade. Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  33. Olá, tenho uma dúvida.
    Pretendo usar a corrente no tornozelo, com medalha. Porém me sugeriram não colocar a medalha, pq vamos colocar uma imagem de Nossa Senhora perto da onde a gente pisa. Isso confere?
    Até então isso não havia passado pela minha cabeça.

    Mas se fomos pensar, ela tbm guia os nossos passos. E assim como esmagou a cabeça da serpente, também vai nos ajudar a pisar.

    O que acha?

    • Natalino Ueda

      Olá Evelyn,
      Neste caso, penso que os dois lados tem razão. O fato de usar uma corrente no tornozelo com uma medalha de Nossa Senhora não é muito comum, e pode escandalizar as pessoas. No entanto, você pode usar tendo em mente que a Virgem Maria guie os seus passos, ou que ela pise acabeça da Serpente, e isso é muito positivo. Mas, coloco aqui outras opiniões. As medalhas podem perder-se facilmente. Além disso, a corrente já é um sinal sacramental em si mesma. Por isso, não é necessário ter uma medalha junto com a corrente. Tornaria-se uma duplicidade de sinais. Afinal, qual dos dois seria seu sinal da consagração? Isso pode gerar uma confusão que não é saudável espiritualmente. Pra te ajudar e decidir o que fazer, dou-te dois conselhos. Você pode perguntar-se: Nossa Senhora gostaria que eu usasse a corrente no tornozelo com a medalha? Ou pode perguntar a própria Virgem Maria em sua oração: eu devo ou não usar a medalha junto com a corrente no tornozelo? Ou ainda, qual é o sinal que a Senhora quer que eu use?
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a decidir qual o sinal da sua consagração?
      Natalino.

  34. Olá, A paz de Jesus e o amor de Maria imaculada.
    Estou louca para me consagrar, estou lendo o tratado e tenho 14 anos apenas, gostaria de saber se há uma idade específica para consagração e se para usar o véu é preciso usar saia, pois não me sinto bem de saia longa.
    Desde já agradeço.
    Fica com Deus, irmão.

    • Natalino Ueda

      Cara Luanna,
      Por tradição, o véu era sempre usado pelas mulheres numa época em que somente usavam saia ou vestido. O véu é justamente um retorno à beleza das antigas tradições. Por isso, não tem muito sentido usar o véu com calça comprida. Além disso, a calca para as mulheres faz parte da tendência de masculinização das mulheres, que foi forçada com a coloção delas no mercado de trabalho e pelo feminismo, que é o maior inimigo da mulher: https://padrepauloricardo.org/episodios/feminismo-o-maior-inimigo-das-mulheres
      Assim, não é proibido usar o véu com calça, mas combina muito mais e é muito mais bonito usá-lo com saia ou vestido. Isto faz parte da tradição de dois mil anos da Igreja Católica, diz muito mais da dignidade da mulher e ressalta a sua feminilidade. Dessa forma, usar o véu com saia ou vestido modesto é muito mais virtuoso e valoroso para a mulher. É uma forma de adorar e glorificar Deus, segundo a belíssima tradição: https://padrepauloricardo.org/episodios/e-permitido-o-uso-do-veu-na-igreja
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a viver com piedade e devoção o s=santo sacrifício da Santa Missa.
      Natalino.

  35. Boa tarde Natalino. Acho lindo o uso do véu na missa,
    mas na minha igreja (paróquia)
    só umas duas meninas usam.
    Esse costume lindo e digno se perdeu no tempo.
    Mas há muitas coisas por trás do uso do véu. Gostaria de saber umas coisas:
    Só quem usa o véu são as moças consagradas?
    A menina que não é mais virgem pode usar?
    E se é tão honrado…o seu uso pq as pessoas olham torto,criticam.?

    • Natalino Ueda

      Cara Maria,
      Todas as mulheres podem usar o véu, pois não é um símbolo de dignidade pessoal, mas é uma devoção na qual a mulher se esconde para que Deus apareça. Dessa forma, o véu é uma forma de glorificar Deus. As pessoas olham torto porque não compreendem a riqueza do significado do uso do véu.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  36. Olá, a paz de Jesus.
    Gostaria que me ajudassem em duas questões:
    1° Vi nos comentários que a cadeia sempre é de aço e não pode ser pulseira, mas no meu caso comprei uma pulseira de Nossa Senhora ( com imagens Dela). Mesmo assim não é considerada ?
    2° A cadeia pode ser tirada? Como, por exemplo, tomar banho, dormir…

    Obrigada desde já.

    • Natalino Ueda

      Cara Thayane, a corrente pode ser usada nos braços, nas pernas ou na cintura. São Luís recomenda mais a corrente, mas também disse que pode ser usado outro objeto como sinal, por isso, não vejo problema da pulseira pode ser usada como sinal da consagração. A cadeia, ou outro sinal, pode ser tirada, sem problemas.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  37. Eu tenho duas dúvidas.. a quem eu devo recorrer para fazer a consagração.. É a outra é se um escravo de Maria não vai a praia(pelo uso das roupas).

    • Natalino Ueda

      Cara Lanara,
      Quanto a quem você recorrer para fazer a consagração, se você conseguir uma pessoa para lhe orientar será muito bom, mas você pode preparar-se e consagrar-se sozinha também, seguindo as instruções deste artigo:
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/a-consagracao-a-maria-passo-a-passo/
      Tendo em vista o chamado à modéstia e o risco do pecado contra a castidade, é muito recomendável que os consagrados a Virgem Maria não frequentem lugares onde se exponham demais, como praias e piscinas. No entanto, esta é apenas uma recomendação, que você pode, ou não, aceitar e por em prática. Não há uma proibição de frequentar locais públicos. Mas, enquanto consagrados a Santíssima Virgem, devemos pensar se convém ir a certos lugares, que podem ser para nós ocasião de pecado.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para fazer a consagração.
      Natalino.

  38. Achei ótimo o que você falou, vou me consagrar em setembro, e quero me espelhar em maria, tentar ser como ela, isso inclui vestes também.. Maria jamais usaria calças, mais enfim isso depende de como a pessoa estar levando sua consagração. Afinal ninguém será obrigado a usar calças. Mais eu pretendo descarta -las rsrs

  39. Viva Jesus e Maria!
    Parabéns pelo apostolado! Respostas esclarecedoras e muito úteis a tds nós.

    Natalino, gostaria de saber se no caso de uma consagração em uma celebração eucarística (capela particular do diretor espiritual) há um rito específico para tal…. ???

    E se existe, vc poderia poderia postar um link com o rito específico?…
    Desde já obrigado.

    • Natalino Ueda

      Cara Bráulio,
      Obrigado pela sua mensagem. Fico feliz que esteja satisfeito com nosso conteúdo.
      Quanto à celebração eucaristica, não há nenhum rito especial para a consagração. Apenas combine com o Padre em que momento ele acha mais oportuno que você faça a consagração. Geralmente se faz no momento da ação de graças, mas pode-se fazer também entre e Liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística. Pode-se também fazer logo depois da Santa Missa.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a perseverar em sua consagração!
      Natalino.

  40. Gostaria de saber se existe um método para escolher a medalha que sera posta na cadeia, ou se a escolha é livre

    Desde já, agradeço

    • Natalino Ueda

      Cara Juliana,
      A medalha é um acessório que algumas pessoas estão colocando na corrente, que não condiz muito com o sentido verdadeiro da consagração. São Luís Maria fala que podemos usar a corrente como sinal da nossa condição de escravos de Jesus e de Maria. Sendo assim, a corrente sem uma medalha diz mais da escravidão do que com ela. Mas, em todo caso, se quiser usar, é de livre escolha, já que a consagração é uma escravidão de amor, ou seja, nada fazemos por obrigação, mas por amor a Jesus Cristo e a Virgem Maria.
      Natalino.

  41. Isabela de Andrade

    Quero me consagrar mas amo usar maquiagem, queria saber se com a consagração vou ter que parar de usar ou ao menos diminuir os tons? (amo batom vermelho) outra dúvida poderei usar short?

  42. Ola Natalino! Queria saber, e roupas para Consagrados masculinos , tem recomendações?

    • Natalino Ueda

      Caro Aldair,
      As roupas dos consagrados devem ser modestas. Um parâmetro para saber se você está se vestindo conforme os padrões do mundo é se você sendo muito elogiado, por vestir-se conforme a última moda. Lembre-se que São Luís Maria nos fala que devemos livrar-nos do espírito do mundo e o modo de vestir faz parte desta renúncia.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  43. quero ser escrava e cerva de Maria,sou casada,posso ser escrava assim mesmo?
    tendo relações sexuais,e deixando de ser pura?

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      Você pode ser escrava e serva de Nossa Senhora. Ser casada não significa ser impura. Ao contrário, o sacramento do Matrimônio e a relação sexual
      entre marido e mulher são formas de santificação, quando vividas conforme a vontade de Deus, ou seja, com abertura à vida.
      Deus te abençoe e a Virgem Maria te guarde.
      Natalino.

  44. olá, eu queria tirar algumas dúvidas.
    Tenho 15 anos, e eu queria me consagrar a maria , mais eu poderia me casar?
    e também queria saber se precisar usar véu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com