Na Índia, Deus toca os intocáveis e nos convida a ajudar a mudar a história dessas pessoas, que sofrem com a miséria, a fome, a discriminação.

“Vivemos neste canto do mundo, esquecidos por todos”. Esse dolorido lamento é de Asha, uma camponesa mãe de quatro filhos, que vive no segundo país mais populoso do mundo, a Índia. A sensação de abandono e marginalidade parte do total desprezo que ela vive todos os dias, como os outros 60% de cristãos que, como ela também, são Dalits.Na Índia, Deus toca os intocáveis e nos convida a ajudar a mudar a história dessas pessoas, que sofrem com a miséria, a fome, a discriminação.

A Índia é dividida numa ordem social conhecida como sistema de castas. Esse sistema tem origem no ano 7 d.C. e é baseado na crença hindu, religião que representa 80% da população total da região. Segundo a crença, a posição de uma pessoa na vida se baseia nas boas ações e nos pecados de sua vida passada, por isso é a casta que determina quem serão os cônjuges, amigos, empregos e residências que cada um poderá ter. Continue lendo…

Meditemos sobre a Quarta-feira de Cinzas, a brevidade da vida e a necessidade da penitência, especialmente no tempo da Quaresma.

Os insensatos, que não creem na vida eterna, estimulam-se a passarem bem a vida com o pensamento da morte. Nós devemos proceder de maneira bem diferente, pois sabemos, pela fé, que a alma sobrevive depois da separação do seu corpo.Meditemos sobre a Quarta-feira de Cinzas, a brevidade da vida e a necessidade da penitência, especialmente no tempo da Quaresma.

Lembrando-nos de que em breve morreremos, devemos cuidar da nossa eternidade e, por meio de oração e da penitência, aplacar a justiça divina. É com este propósito que a Igreja, depois de pôr as cinzas sobre a nossa cabeça, ordena-nos o jejum da Quaresma. Continue lendo…

As ofensas cometidas contra nosso Senhor Jesus Cristo no Carnaval, as práticas de desagravo dos santos e um convite à reparação.

Nestes dias do Carnaval, para desagravar nosso Senhor Jesus Cristo ao menos um pouco pelos ultrajes que lhe são feitos, os santos aplicavam-se, de modo especial, ao recolhimento, à oração, à penitência, e multiplicavam os atos de amor, de adoração e de louvor para com seu Bem-Amado.

As ofensas cometidas contra nosso Senhor Jesus Cristo no Carnaval, as práticas de desagravo dos santos e um convite à reparação.

Le Christ aux outrages, de Philippe de Champaigne.

Procuremos imitar o exemplo dos santos, e se mais do que eles não pudermos fazer, visitemos muitas vezes o Santíssimo Sacramento e fiquemos certos de que Jesus Cristo nos recompensará com as graças mais importantes para nossa salvação. Como diz o Eclesiástico: “Fidem posside cum amico in paupertate illius, ut et in bonis illius laeteris ― Guarda fé ao teu amigo na sua pobreza, para que também te alegres com ele nas suas riquezas” (Eclo 22, 28). Continue lendo…

Ao comemorar o 160º aniversário das aparições de Lourdes, meditemos sobre a alegria e o semblante triste de Nossa Senhora, para compreendermos a sua mensagem.

Em 11 de fevereiro de 1858, Nossa Senhora apareceu a Santa Bernadete Soubirous, em Lourdes, na França, cheia de vida, cheia de graça, sorridente, cheia de alegria. Ao comparar esta com as aparições de Fátima, Portugal, percebemos um contraste que nos deixa perplexos. Pois, em Fátima, a Virgem do Rosário aparece aos três pastorinhos, Lúcia, Francisco e Jacinta, com o semblante triste.Ao comemorar o 160º aniversário das aparições de Lourdes, meditemos sobre a alegria e o semblante triste de Nossa Senhora, para compreendermos a sua mensagem.

No entanto, esse contraste entre a alegria e a tristeza de Nossa Senhora se faz presente também nas próprias aparições de Lourdes. Sendo assim, qual seria o motivo do sorriso e da alegria da Virgem Maria? E também qual seria a razão do seu semblante triste? Continue lendo…

Conheçamos os exercícios de piedade que podemos fazer durante as novenas que rezamos em honra da Virgem Maria.

Santo Afonso Maria de Ligório, em seu precioso livro de espiritualidade mariana intitulado “Glórias de Maria”, ensina-nos algumas práticas de piedade que podemos realizar durante as novenas que rezamos em honra a Santíssima Virgem Maria. Essas práticas nos ajudarão a viver bem a novena e a preparação para a festa que celebraremos. Além disso, esses exercícios de piedade serão um grande auxílio para que colhamos muitos frutos das novenas que rezaremos.

Conheçamos os exercícios de piedade que podemos fazer durante as novenas que rezamos em honra da Virgem Maria.

Nossa Senhora do Bom Sucesso

Nós que somos devotos da Virgem Maria, devemos celebrar com muita atenção e fervor as novenas de suas festividades. Pois, durante as novenas, Nossa Senhora nos dispensa, com muito amor, graças incontáveis e especialíssimas. Certo dia, Santa Gertrudes viu debaixo do manto da Mãe de Deus uma multidão de almas que nos dias anteriores se prepararam, por meio de práticas devocionais, para celebrar a festa da Assunção. Continue lendo…

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com