Jacó, figura dos predestinados

São Luís Maria nos fala de Jacó como figura dos predestinados, dos eleitos de Jesus Cristo e da sua Mãe, Maria Santíssima.

São Luís Maria nos fala de Jacó como figura dos predestinados.São Luís Maria Grignion de Montfort, em seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, nos fala de Jacó como figura dos predestinados, em oposição à Esaú, figura dos condenados. A história de Jacó (cf. Gn 25, 19ss) nos é apresentada por São Luís para que compreendamos como é a espiritualidade da consagração total a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria (cf. TVD 191ss). Esta comparação de Jacó como figura dos eleitos de Deus ilumina o nosso entendimento, para sabermos como agradar Jesus e Nossa Senhora.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Jacó estava quase sempre em casa, para merecer a estima de sua mãe Rebeca, a quem amava ternamente. Quando saía, não era por sua própria vontade, nem pela confiança em si mesmo, mas para obedecer à sua mãe. Ele amava e honrava sua mãe, por isso, ficava em casa junto dela. “A sua maior alegria era vê-la, evitava tudo o que lhe pudesse desagradar e fazia tudo o que julgava que lhe dava gosto. Tudo isto aumentava o amor que Rebeca lhe consagrava” (TVD 192). O mesmo podemos dizer daqueles que permanecem com a Virgem Maria. Quando mais estamos com ela e buscamos agradá-la, mais ela nos ama.

Em todas as coisas, Jacó “se mostrava submisso à sua querida mãe, obedecendo-lhe inteiramente em tudo, prontamente sem demora, e amorosamente sem se queixar” (TVD 193). Tal submissão reflete a confiança sem limites na sua querida mãe. Ele imitava, o quanto podia, as virtudes de sua mãe. “Parece que uma das razões por que permanecia sedentário, em casa, era o querer imitar a mãe, que era tão virtuosa, e fugir das más companhias, que corrompem os costumes. Por este meio, tornou-se digno de receber a dupla bênção de seu querido pai” (TVD 195).

A conduta dos predestinados, dos eleitos de Deus, na vida de cada dia é semelhante a de Jacó. Estes permanecem em casa com sua Mãe Maria. Isso significa que estes gostam do retiro, são interiores e se entregam à oração. Eles fazem isto seguindo o exemplo de Maria, na companhia da Virgem Santíssima, cuja glória está no interior, pois, durante toda a vida, amou o retiro e a oração. Os eleitos “aparecem algumas vezes no mundo, mas é para obedecer à vontade de Deus e de sua querida Mãe, para cumprir os seus deveres de estado” (TVD 196). Porém, eles sabem, pela luz do Espírito Santo, que há muito mais glória, vantagem e prazer em permanecerem escondidos no recolhimento com Jesus, seu modelo, numa inteira e perfeita submissão à sua Mãe Santíssima.

Os eleitos sabem que estar com Jesus e sua Mãe “vale muito mais que fazer no mundo, por si mesmos, maravilhas de natureza e de graça, como tantos Esaús e condenados” (TVD 196). Pois, a glória de Deus e a riqueza dos homens encontraram-se na casa de Maria (cf. Sl 111, 3). Como é feliz o homem que habita na casa de Maria, onde Jesus Cristo foi o primeiro a habitar! Nesta morada dos predestinados, que é a Virgem Maria, o homem recebe o socorro de Deus, que ordena o seu coração para o crescimento nas virtudes, a fim de eleva-lo à perfeição neste vale de lágrimas.

Jacó é figura dos predestinados à salvação, ao Reino dos Céus. Como ele, permaneçamos na casa de Maria. Fiquemos unidos a Nossa Senhora e ao seu Filho Jesus Cristo, no recolhimento e na oração. Pois, dessa forma nos fazemos submissos e agradamos a ela e ao seu Filho Jesus Cristo. Nesta união com Jesus e sua Mãe Santíssima está a maior glória de Deus, neste mundo, e a riqueza dos homens. Sendo assim, façamos a nossa consagração, como ensina São Luís Maria, para nos unir mair perfeitamente a Jesus Cristo, pelas mãos da Virgem Maria.

Leia também: Por que Rebeca é a imagem de Maria?


Comments

comments