O Segredo de Maria

São Luís Maria nos ensina o segredo de Maria, a devoção que marcou sua vida e seu apostolado.

São Luís Maria nos ensina o segredo de Maria, a devoção que marcou sua vida.São Luís Maria Grignion de Montfort nos apresenta a consagração a Nossa Senhora como o segredo de Maria. O segredo desta consagração não é apenas um conhecimento ou uma teoria. Mais do que uma doutrina, o segredo de Maria é uma experiência vivida por São Luís Maria, que nos foi transmitida no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”. Trata-se da experiência do Santo, que viveu a santa escravidão de amor para com a Virgem Maria.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

No Tratado, São Luís nos ensina que a experiência da consagração a Virgem Maria é vivida através das práticas exteriores e das práticas interiores. As práticas exteriores são as orações e as obras que fazemos por amor à Santíssima Virgem. Quanto às práticas interiores, estas estão mais ligadas ao segredo de Maria, que o Santo afirma que nem todos compreenderão: “A prática que quero revelar é um desses segredos de graça, desconhecido pela maior parte dos cristãos, conhecido por poucas almas piedosas, praticado e apreciado por menos ainda.” (TVD 82).

São Luís também escreve: “Um devoto da Santíssima Virgem fala da Devoção a esta boa Mãe duma forma terna, forte e persuasiva, como dum meio seguro e sem ilusão, dum caminho curto e sem perigo, duma via imaculada e sem imperfeição e dum maravilhoso segredo para Vos encontrar e amar perfeitamente.” (TVD 64). Este devoto provavelmente é o próprio Santo, mas também os servos fiéis da Virgem Maria, que são perseguidos por ensinar este segredo.

Hoje, como naquele tempo, muitos se colocam contra a propagação da devoção à Nossa Senhora. Estas pessoas “consideram o Rosário, o escapulário, o Terço, como devoções de efeminados, próprias para ignorantes, e sem as quais nos podemos salvar” (TVD 64). Um devoto desavisado logo é aconselhado a deixar a devoção a Virgem Maria e a abraçar a devoção a Jesus Cristo. Este abandona Nossa Senhora e, em consequência, afasta-se também de Jesus Cristo e da Igreja.

Assim, por causa destes maus cristãos, a verdadeira devoção à Santíssima Virgem permanece um segredo conhecido por poucos. Por isso, São Luís Maria coloca todo seu empenho missionário na propagação do segredo de Maria, da consagração total a Virgem Maria. Este segredo, que é a escravidão de amor para com a Mãe de Deus, é o caminho fácil, curto, perfeito e seguro para chegar a Cristo. Nos empenhemos cada vez mais em viver este segredo, que é a devoção a Virgem Maria, para nos aproximar cada vez mais de seu Filho Jesus Cristo.

Comments

comments