Por que precisamos da Virgem Maria?

Padre Paulo Ricardo nos explica porque precisamos da Virgem Maria.

Por que precisamos da intercessão da Virgem MariaNeste artigo, Padre Paulo Ricardo nos explica porque precisamos da Virgem Maria. Você pode perguntar: por que eu não posso ir direto para Deus? Esse é um princípio protestante que é orgulhoso. Eu sou orgulhoso, mas a religião não é orgulhosa. Ela é humilde, me ensina humildade, a me inclinar na frente de um pecador, Padre ou Bispo, e acreditar que aquela mão é instrumento de santificação, que aquela mão pode ser sinal da mão chagada do Ressuscitado. Existe protestante humilde, mas o protestantismo é orgulhoso, porque diz: eu, não preciso de ninguém, vou para Deus direto. Isso é um orgulho, isso é uma soberba.

Se não podemos ir direto para Deus, o que fazer?

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Se Deus quer usar as criaturas humanas, frágeis, o que você faz? Se você quer ser protestante, seja humilde, mas saiba que sua religião não é humilde. Pois, o protestante diz: eu não preciso da Igreja, do Papa, dos Sacramentos, de Maria, não preciso de ninguém. Estes também dizem que Cristo é o único mediador. Sim, Ele é o único mediador, mas o Christus Totus, ou seja, o Cristo Total, que é a Igreja. Cristo é o único mediador enquanto a Cabeça, que é Ele, e os membros, que somos nós. O único mediador é Jesus inteiro, a Igreja, cabeça e membros. Por isso, quando um santo intercede, é toda a Igreja que intercede.

São Paulo estava colocando um bando de homens miseráveis e pecadores na prisão. Deus derrubou ele com um raio de luz e disse: para com isso, porque você está me perseguindo? (cf. At 9, 4). Paulo pergunta: Quem é você que estou perseguindo? Jesus diz: eu sou Jesus nesse bando de pecador, miserável, porque eu sou a minha Igreja. Quem persegue a minha Igreja, persegue a mim (cf. At 9, 5). Quem tolera ser beijado na cabeça e ser apunhalado no coração? Amam Jesus na cabeça, mas enquanto isso cospem na Igreja, perseguem, falam mal dela, do Papa, de Maria, que são membros da Igreja.

Como é possível amar Jesus desse jeito? Vocês só amam o pedaço que querem. Onde está o cristianismo bíblico que vocês pregam? A Virgem Maria, como a Igreja inteira, age na Salvação do mundo, porque o Cristo Total age para a salvação do mundo. Ele é o único Salvador, não é uma ideia do passado, mas está vivo na sua Igreja hoje. É por isso que a Igreja é perseguida e odiada. Este corpo de Cristo que é a Igreja é gerado por uma mulher, que se chama Maria. Cristo não foi gerado por ela? O corpo de Cristo, que é a Igreja, é gerado por ela.

Vejam que existe algo de paradoxal na Virgem Maria. Ao mesmo tempo que ela é escrava do Senhor, ela é Senhora. Ao mesmo tempo que ela é filha, ela é Mãe do Filho de Deus. Ao mesmo tempo que ela é membro da Igreja, ela é Mãe da Igreja. A posição de Maria é única na história da salvação. Os privilégios de Maria foram dados por Deus, porque Ele escolheu, Ele quis, e quem sou eu para aconselhar o Altíssimo.

Nossa Senhora, humilde, servidora, dócil, o barro completamente dócil nas mãos do oleiro, é usada com instrumento por Deus. Nós somos marcados com o pecado original, diferente de Maria, por isso tratamos a Deus como inimigo. Ela vem com seu olhar de Mãe, com seu rosto materno, para nos ajudar a modelar nossa vida. Não tenha medo de entregar tudo a Maria, através da consagração total, segundo o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort.

Este é o quinto artigo da série “Como fazer a consagração?”, retirado de palestras do Padre Paulo Ricardo no I Consagra-te de Cuiabá, em 2011. Leia também o primeiro artigo, intitulado “Qual é o segredo para a felicidade?“, o segundo, “Como entregamos os bens materiais a Virgem Maria?“, o terceiro: “Como entregar meus bens espirituais a Virgem Maria?“, e o quarto: “Por que Rebeca é a imagem da Virgem Maria?”.

Comments

comments